Redação IT Talks
18 de jun de 20212 min
Liderar muitas vezes pode ser descrito como um dom, uma arte ou até mesmo uma ciência. Não há uma maneira fixa de se fazer isto, e ao longo dos anos, diversos gestores se dedicaram a destrinchar as melhores maneiras de otimizar este processo, a fim de aumentar a produtividade e satisfação de seus colaboradores.
Uma destas escolas — e na qual acredito e baseio meu trabalho — é a da liderança humanizada. Este tipo de gestão se baseia sobretudo na empatia e respeito. É cuidar do próximo, se responsabilizar pelo próximo e ter uma gestão de pessoas com qualidade, eficácia e sempre pensando na empresa como um todo e seus componentes humanos.
Em minha experiência, descobri que uma liderança humanizada pode trazer inúmeros resultados positivos. É cientificamente comprovado que uma mão de obra engajada é mais produtiva e que isto está diretamente relacionado à gestão. Quando se tem uma gestão de pessoas de qualidade, os profissionais se engajam de forma transparente e, assim, é possível alcançar as metas e os objetivos.
A liderança humanizada também baseia-se na conquista do respeito e admiração através da compaixão e proatividade. Foram-se os tempos dos chefes maquiavélicos, que preferiam ser temidos a amados, em parte porque este modelo de negócios não se sustenta mais nos dias de hoje, e em parte pela percepção certeira de que nós, líderes, também formamos parte da força de trabalho.
Como um todo, a valorização e investimento nos colaboradores de um negócio, em uma época onde contamos cada vez mais com a tecnologia, se torna a balança perfeita entre a capacidade técnica e o calor humano.
A tendência, dado o momento em que vivemos, é que, progressivamente, ainda mais empresas adotem este tipo de gestão. Em tempos de pandemia e home office, uma liderança positiva e humana pode ser a diferença fundamental na manutenção da tranquilidade e produtividade dos colaboradores. Neste momento, onde estamos todos longe, mas buscando estar perto, um líder firme e empático se torna o elo entre todos os membros de uma empresa.
Imagino e espero também que isto se reflita no pós-pandemia. Hoje, tenho certeza que a liderança correta e a gestão eficaz de recursos humanos são os principais pilares de qualquer negócio. Afinal, são as pessoas que fazem os negócios acontecerem.
Lucas Scapini, Diretor Comercial do Grupo Scapini