A importância da Cultura organizacional no fortalecimento das empresas


Uma pesquisa realizada pela PwC Brasil, com base nos resultados da Global Culture Survey 2018, apontou que todas as 50 organizações que compõe a lista das empresas mais amadas pelos funcionários no Brasil afirmaram que a cultura organizacional é um tópico importante na agenda da alta liderança e que esse quesito é uma forte razão para atrair e reter pessoas em suas organizações. 


Para quem não sabe, a cultura organizacional abrange todas as práticas, hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos, morais e as políticas externas e internas de uma organização. É através dela que a empresa irá desenvolver diretrizes, investir na gestão de pessoas e criar uma cultura corporativa de qualidade.


Quanto maior a empresa, mais se elevam os desafios de formar e manter uma cultura forte, fator de fundamental importância para que as pessoas que fazem parte da organização compartilhem da missão e valores propostos para o sucesso do negócio. O Google, por exemplo, é reconhecido pela sua forte cultura organizacional e é tendência quando o assunto é desenvolver uma cultura de qualidade e engajada com todos os colaboradores.


A cultura organizacional é de extrema importância para a estratégia da empresa. Além disso, ela trará benefícios capazes de proporcionar o desenvolvimento de um posicionamento de mercado que a diferencie da concorrência. Entre os fatores positivos, estão:



- Definição de valores que moldarão seus negócios:

Valores organizacionais são crenças e atitudes que dão uma personalidade à empresa, definindo uma "ética" para a atuação das pessoas e da Organização como um todo. Ter uma cultura estabelecida, te ajudará a definir valores e a segui-los, criando uma identidade e facilitando a tomada de decisões dos gestores.


Aqui na Ouro Negro, classificamos os valores da empresa com um ranking, colocando por ordem de prioridade. Assim, quando temos que tomar uma decisão rápida, nos baseamos na classificação dos valores que queremos seguir. 


Nas empresas familiares, a cultura se assemelha muito a da família. Refletindo diretamente nas ações e planejamentos da organização.


- Recrutamento da equipe:

A cultura organizacional no processo de contratação é fundamental. Com uma equipe de recrutadores, psicólogos e RH bem alinhados, a contratação será feita com base em pontos chaves que se assemelham com a direção que a empresa quer seguir. Dessa forma, a organização consegue atrair colaboradores que possam acrescentar de imediato e permanecer por mais tempo na empresa.


- Fortalecimento da imagem da organização:

Valorizar e ter uma boa gestão de pessoas é parte fundamental no sucesso da cultura organizacional. Uma empresa que estabelece isso, entende a importância, cuida dos seus profissionais e cria um ambiente propício para o desenvolvimento, aprendizado mútuo dos mesmos e incentiva a participação nas decisões organizacionais. Esse posicionamento mostra para o público interno, uma responsabilidade da empresa com o bem estar e o crescimento mútuo, passando uma boa imagem interna e externa, construindo uma marca fortalecida.


- Aumento nos índices de produção:

É inegável que um ambiente saudável é propício para o desenvolvimento e aumento nos índices de produção da empresa. Como falei no meu artigo sobre a segurança psicológica, a confiança está atrelada à inovação. Em ambientes onde existe confiança, os profissionais podem utilizar seus esforços mentais para criar conceitos, métodos, produtos e consequentemente aumentar seu desempenho.


- Alinhamento entre membros da equipe:

Uma cultura organizacional bem sucedida atingi todos os níveis hierárquicos da organização, desde a presidência até os setores operacionais. 


Quando isso acontece, os profissionais entendem a forma como a empresa trabalha e a postura adotada pela mesma, criando uma comunicação padrão para todos os setores da empresa.


O alinhamento entre os diferentes setores, pode reduzir de forma significativa e importante os boatos e alinha de forma organizada todos os processos com a mesma filosofia de trabalho, engajando a equipe e distanciando possíveis descontentamentos.


Fontes das pesquisas:


Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro

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