A importância do endomarketing para a imagem de uma organização



Segundo uma pesquisa conduzida pela plataforma de comunicação interna, SocialBase, 20% dos profissionais não estão felizes onde trabalham e buscam novas oportunidades. Além disso, o mesmo estudo apontou que outros 49% acreditam que empreender é seu próximo passo na carreira. Ao todo, cerca de 69% dos profissionais abordados buscam se recolocar no mercado de trabalho.


O estudo demonstra a falta de fidelidade dos profissionais com as empresas que atuam e faz com que todo o mercado fique de olho para alternativas que criem melhores relacionamentos entre empresa e profissional. Uma dessas estratégias é o endomarketing.


O Marketing Interno, como também é chamado, se tornou uma das maneiras mais eficazes de reduzir o índice de rotatividade de colaboradores e atrair o interesse de profissionais de mercado. O Objetivo dessa estratégia é criar e desenvolver uma imagem positiva da empresa, além de torná-la um lugar de maior produtividade.


O Endomarketing também é uma importante ferramenta de gestão para a empresa, já que ele auxilia no engajamento, alinhamento de todos os profissionais e principalmente no fortalecimento de uma cultura positiva, aproximando os profissionais da organização, bem como seus objetivos.


Além disso, podemos destacar mais três importantes benefícios do endomarketing:


- Colaboradores mais leais e compromissados com a empresa;


- Clima organizacional mais saudável e agradável;


- Qualidade de trabalho e bem-estar.


Na Ouro Negro sempre tivemos ações de endomarketing, mesmo que pequenas, acreditamos que elas são importantes e agregam no relacionamento e valorização do profissional perante a empresa. Ainda estamos longe de ter uma grande estruturação de endomarketing, mas aos poucos vamos entendendo onde conseguimos chegar com determinadas ações e campanhas.


Acredito também que o principal é a forma que conduzimos essas ações e a empresa no dia a dia. Como líderes, somos responsáveis pelo desenvolvimento de uma cultura sólida e bem sucedida e o exemplo é a melhor forma de conquistarmos esses objetivos.


Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro


0 comentário