A importância do Team Building na organização profissional


A maior tarefa de qualquer administrador é manter sua equipe alinhada, satisfeita e feliz. As pessoas precisam ser respeitadas e sentir que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, afinal, o que faz uma empresa é o seu corpo de funcionários.


De acordo com uma pesquisa da agência de consultoria Robert Half, mais de 40% dos profissionais se sentem desmotivados em seus ambientes de trabalho. Entre os principais motivos para isto, apontados no levantamento, estão o exercício de funções repetitivas e o clima organizacional da empresa.


É natural que os anseios dos colaboradores se reflitam no dia a dia das operações e que, vice-versa, seu contentamento influencie a qualidade do trabalho. Uma das formas de promover este bem-estar é através do investimento em team building.


O team building se dá através de várias formas diferentes; ações diárias que possam tirar o foco do trabalho, um breve momento para relaxar ou até mesmo atividades em conjunto como workshops e piqueniques. Estas práticas são de grande importância para que os colaboradores sintam-se motivados e confiantes dentro de um ambiente de trabalho.


Além disto, estas ações são também necessárias para esclarecer e determinar responsabilidades e analisar os perfis profissionais, garantindo que as pessoas estejam no lugar certo. O impacto disto é uma equipe mais alinhada, produtiva, onde a conversa entre as pessoas e departamentos flui de forma mais leve e natural.


De fato, é necessário fazer com que os colaboradores de uma empresa tenham liberdade para expressar suas opiniões e até mesmo mudar processos. Quanto mais afinada uma equipe, mais produtiva ela será. Em minha experiência, reuniões constantes, almoços e cafés da manhã promovem a integração social dos membros da equipe e os ajudam a melhor desempenhar suas funções.


Certamente, o team building é um processo que deve ser adaptado de empresa para empresa. O que é universal, porém, são os resultados positivos que esta prática pode trazer a uma equipe.


Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo