A logística reversa e como realizamos esse serviço na Moove+



Como já é de conhecimento da grande maioria das pessoas, principalmente do mundo empresarial, o mercado como um todo está cada vez mais competitivo e em busca de diferenciais que vão impactar positivamente a empresa, o serviço prestado ou a sociedade como um todo. No meio de transporte de produtos e entregas, isso também vem sendo uma realidade e cada vez mais, diversificar seus serviços é essencial para o sucesso dos negócios.


Dentro desse contexto e também muito ligado ao seu viés ambiental, nasce a Logística Reversa, que basicamente é uma solução para a sociedade evitar diversas formas de poluição e funciona como um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos. Esse conceito foi reforçado com a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n°12.305, de agosto de 2010), que entre as definições, estabeleceu um acordo setorial, incluindo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, com relação à implantação de uma responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto.


Na Moove+, realizamos a logística reversa dos produtos de nossos clientes, seja por motivos de desistência, troca ou descarte correto após o uso e basicamente, nosso serviço funciona da seguinte maneira:


- Disponibilizamos um link para o cliente final solicitar a coleta;


- Enviamos por SMS/WhatsApp a declaração a ser impressa e preenchida pelo cliente para confirmar a coleta;


- Após a confirmação da coleta, nosso courier mais próximo busca o produto em até 2h;


- O courier leva a encomenda até nosso HUB;


- HUB envia o produto para a nossa matriz, que segue com a devolução ao Centro de Distribuição do remetente.


Todo esse processo foi pensado para garantir aos nossos clientes mais segurança, com o registro de produto em foto e a rastreabilidade de ponta-a-ponta, além de proporcionar maior conforto aos clientes, que podem escolher o melhor horário para coleta, aumentando assim a satisfação dos consumidores.


Por fim, acreditamos que a logística reversa é atualmente, um serviço essencial para todas as empresas e realizá-lo de forma adequada será importante para o desenvolvimento da instituição e evolução da imagem da empresa perante a sociedade. A partir da realização deste serviço, conseguimos fazer com que o nosso cliente tenha a recuperação do valor pós-venda, a reciclagem de matérias-primas, salvamento industrial e a possibilidade de colocar o excesso de estoque de volta à cadeia de suprimentos.


Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

0 comentário