top of page

Aprendizado contínuo, a chave para o sucesso


O mundo atual exige que os profissionais permaneçam em constante aprendizado devido a velocidade da informação e das mudanças que ocorrem no meio dos negócios. Está, sem dúvida, é uma das mais importantes competências requeridas atualmente.


Este ano completei 21 anos em que me formei em direito e vocês conseguem imaginar quanta coisa mudou neste período? Pois é, naquela época conseguíamos utilizar um Vade Mecum (coletânea de códigos jurídicos) por alguns anos, ou seja, ferramenta de estudo e trabalho tinham uma vida útil maior do que atualmente. Hoje essa realidade não é viável, visto que temos acesso gratuito e totalmente atualizado na internet, para consulta em “real time” nos sites oficiais do governo que contam com segurança de que a informação está correta e tem procedência.


Particularmente falando, jamais deixei de estudar. Fiz pós graduação, MBA e estou mais uma vez estudando. Desta vez, algo desafiador na minha carreira, que é um MBA na área de finanças.


Digo desafiador porque sempre estive ligada à área de humanas e agora, pretendo me aprofundar e aprender conceitos e técnicas de gestão na área de exatas. Isso muitas vezes é necessário conforme vamos trilhando novos caminhos e sentimos a necessidade de ter mais conhecimento em determinadas áreas.


Fato é que, nunca devemos parar de estudar. Seja estudo formal, como graduação, pós, MBA, mestrado e doutorado, seja das inúmeras outras possibilidades que estão disponíveis, como através de cursos, lives, eventos, palestras, workshops, seminários, congressos, cursos técnicos e até a leitura de livros, ferramenta que uso e gosto bastante como forma de novos aprendizados. O importante é sempre desafiar nossa mente, cuja capacidade de absorver conteúdo é infinita.


As pessoas que se predispõe a manter-se em aprendizado contínuo estão preparadas e atualizadas para enfrentarem desafios, crises, mudanças repentinas e também para assumirem cargos ou funções diferentes. Esse tipo de profissional será sempre valorizado no mercado de trabalho.


Ferramentas e disponibilidade não faltam, inclusive no formato à distância, onde cada um adequa o estudo à sua rotina e ao seu tempo. Não temos mais desculpa e por isso, aproveite seu tempo com qualidade. O lazer é necessário para nos dar energia e disposição, mas o tempo para estudo contínuo é crucial para seu crescimento como pessoa e como profissional de mercado.


Programe-se e nunca pare de estudar!


Ana Jarrouge, Presidente Executiva do SETCESP

0 comentário
bottom of page