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Cinco lições que a crise do coronavírus está trazendo para as empresas


A crise trazida pelo coronavírus já é considerada por muitos a pior desde a grande depressão de 1929. O Indicador Antecedente Composto da Economia Brasileira (Iace), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), em parceria com o The Conference Board (TCB), caiu 10,1% em abril na comparação com março, passando de 112,6 para 101,2 pontos. Segundo a FGV, essa é a pior queda da série histórica iniciada em 1996 e já mostra os impactos econômicos trazidos pela covid-19.


Ainda de acordo com o Indicador da FGV, os índices de Expectativas da Indústria, Serviços e Consumidores foram o que mais contribuíram negativamente para o resultado, mostrando recuos na margem de 46,6%, 33,5% e 28,9%.


Porém, assim como nas outras crises, o mundo  empresarial está aprendendo a lidar com esse momento e tirará lições para aprimorar seus processos e conseguir se destacar mesmo em meio ao caos da pandemia.


Pensando nisso, listei cinco lições que podemos tirar dessa crise para sairmos dela fortalecidos e com uma nova e aprimorada visão de mundo.


1.  Adaptação e criação de novas oportunidades

Lembre-se a GOL nasceu durante uma das maiores crises da aviação (antes da atual é claro) que foi o 11/09. Veja quais mercados se assemelham ao seu para expandir suas operações, olhe para dentro de casa e analise seus pontos fortes que te trouxeram até aqui, sua melhor qualidade pode se tornar um produto (seu sistema, seus processos, sua gestão, consultoria e etc).


2. Reuniões e trabalho online

Já virou clichê falar disso, mas poucos percebem a possibilidade que isso traz de te aproximar dos clientes e familiares. Use essa ferramenta com maior frequência, pois ficou mais fácil marcar reunião com aquelas pessoas extremamente ocupadas.


A tecnologia é extremamente benéfica para a vida atualmente, porém em muitas empresas víamos certo receio de utilizá-la para trabalho e reuniões. Com o coronavírus, fomos obrigados a aceitar essas condições, começamos a trabalhar home Office com uma frequência muito maior e em diferentes setores, essa prática tem dado certo.


3. Otimização de processos

Clichê número dois no cenário atual, mas as crises são os melhores momentos para fazer mexidas radicais nas empresas e otimizar seus processos, investindo em tecnologia e entregar mais com menos. Todos estão abertos a mudanças e serão muito menos resistentes.


4. Importância de ter um comitê de crise

Estamos em um momento de extrema incerteza, ou seja, os principais tomadores de decisão não têm todas as respostas e não tomarão as melhores decisões uma vez que o cenário está mudando todos os dias. É fundamental entendermos que ter pessoas especializadas e focadas no bom desenvolvimento da empresa durante o período de crise será um diferencial para seu negócio. Aqui na Flash Courier temos uma reunião diária com mais de 20 pessoas para dividir todas as decisões: redução da jornada de trabalho, medidas de segurança, contingências, planos a, b, c, d, e, f.


5. Digitalização

O mundo atual pede que nossas empresas estejam conectadas em diversos aspectos. Você precisa oferecer serviço e suporte online, um site decente e com ferramentas funcionais, além de usar a tecnologia nos processos do seu negócio. Quem não estiver muito conectado com as novas tecnologias e melhoria dos seus sistemas estará fora do “novo normal”. Ex: no começo do ano seria impossível convencer um dono de uma pequena loja de frutas. Hoje, por conta da necessidade, ele tem serviço de delivery e atende vários canais digitais.


Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

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