Como assistentes virtuais auxiliam na gestão?


Não é segredo para mais ninguém que a tecnologia é essencial para o sucesso de qualquer negócio e venho percebendo que a pandemia acelerou ainda mais esse processo dentro das empresas brasileiras. Segundo a edição de 2020 da DT Index, uma pesquisa sobre tecnologia nas empresas, a pandemia fez com que 87,5% dos negócios no país realizassem alguma mudança significativa voltada à transformação digital.

A implementação de tecnologias irá otimizar diversos processos dentro de sua empresa, e ela não precisa ser uma ferramenta de ponta ou equipamentos caríssimos para que sejam eficientes e tragam benefícios para o seu negócio. Uma dessas tecnologias é exatamente as assistentes virtuais, que basicamente são ferramentas digitais que podem ser utilizadas por empresas e implementadas em seus sites com a finalidade de ajudar os usuários a realizarem tarefas, desde a busca por informações, pré-venda, soluções de problemas, até auxílio pós-compra.

Essa ferramenta já está em uso no mercado a algum tempo, mas ao longo dos anos vem se desenvolvendo e tem se tornado essencial no auxílio da gestão. Ao utilizar a assistência virtual, a empresa otimiza processos rotineiros, aumentará a produtividade, criando padrões de atendimento e ampliará o contato com seus usuários, podendo gerir dados de acesso, dúvidas e opiniões que possam ajudar na criação de estratégias de atendimento ao cliente e vendas.

Quando pensamos especificamente na utilização para o transporte de cargas, essa tecnologia é perfeitamente aplicável, principalmente para os transportadores que estão no segmento de carga fracionado, pois lidam com milhares de entregas por dia e atendem clientes finais. A aplicação de chatbots, tecnologia de inteligência artificial que entende a demanda do usuário e responde com questões pré-definidas pela empresa, é uma das ferramentas para acelerar esse processo e direcionar o cliente para o que ele realmente necessita.

Além disso, a tecnologia de assistentes virtuais evoluiu tanto, que atualmente está na palma de nossas mãos. Com os nossos celulares, podemos utilizar as assistentes para atendimento telefônico, gerenciamento de compromissos e reuniões, organização de agenda, reserva de viagens e muito mais. Ou seja, é uma ferramenta imprescindível para a gestão e otimização de tempo.


Por fim, acredito que as tecnologias estão à disposição para auxiliar as mais variadas demandas que temos atualmente. Na gestão de sua empresa, ou na sua gestão pessoal de tempo, os assistentes pessoais podem ser um grande aliado, portanto, fique atento às novidades, pesquise sobre e faça bom uso delas para que o dia a dia da sua empresa e o seu sejam ainda mais produtivos.

Danilo Guedes, Presidente do ABC Cargas

0 comentário