A política de qualidade é uma diretriz criada pelas organizações com o objetivo de assegurar um padrão de qualidade aos produtos e serviços oferecidos pela empresa. É utilizada como parâmetro na melhoria contínua dos processos e para a tomada de decisões que impactam diretamente os clientes.
No final do último mês, a Flash Courier conquistou pelo 13° ano consecutivo o selo de Excelência em Franchinsing (SEF), principal chancela do mercado de franquias do Brasil. O selo é um reconhecimento às redes que alcançam a mais alta pontuação na pesquisa independente feita com os respectivos franqueados. O estudo avalia a performance da rede em quatro aspectos: global, econômico, operacional e no relacionamento com os franqueados. Essa conquista foi possível graças ao investimento no aumento da receita das nossas Franquias, além de treinamentos presenciais para todos os mais de 2.000 funcionários e entregadores das nossas Franquias durante o ano de 2019 e melhoria nos sistemas que dão suporte a operação dessas unidades.
Além disso, acredito que existam três grandes pilares para o desenvolvimento e manutenção da política de qualidade dentro das empresas, que seguimos e cultivamos dentro da Flash Courier, são elas:
1- Disciplina, a organização pode ter tudo escrito em vários manuais, mas se não existe disciplina tudo vai por água a baixo;
2- Tem que ser TOP down, ou seja, o presidente e os diretores têm que estar comprometidos para que os demais sigam o exemplo;
3- Custo, inicialmente as normas podem parecer caras, mas na linha do tempo provam ser um excelente investimento.
Outro ponto crucial para a criação e principalmente a manutenção da política de qualidade é a tecnologia. Definitivamente, hoje temos recursos de BI para gerar informações sobre tudo o que está acontecendo na empresa em tempo real. Pessoalmente trabalho com três monitores para ficar sintonizado em alguns desses painéis. Outro aspecto fundamental em que a tecnologia nos ajuda é na comunicação, através das ferramentas existentes, você pode treinar e comunicar sua equipe de forma rápida, organizada e simples. Mantendo esse contato de forma frequente e consequentemente padronizando seus processos.
Por fim, a política de qualidade é um compromisso que a empresa declara para suas partes interessadas. Assim como a missão, visão e valores, essa prática de qualidade na empresa deve ser formalizada para que ajude as pessoas a tomarem decisões sobre os processos e produtos.
Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier
Commentaires