Como o Pilates beneficiou minha trajetória profissional


Não tenho dúvidas que os exercícios físicos são grandes aliados para a manutenção da saúde, manter-se em movimento é ótimo tanto para o corpo quanto para a mente. Uma forma bastante eficaz de manter o corpo ativo e ainda reduzir estresse é praticando Pilates, por exemplo. Faz pelo menos cinco anos que eu descobri esta modalidade e desde então venho percebendo inúmeros benefícios.


Sempre fui adepta à prática de atividades físicas, de forma que a Yoga acabou me levando ao Pilates. Apesar de estarem bastante relacionados, trabalhando a mente e a resistência física, cada exercício possui suas particularidades. Por isso, quando precisei deixar de praticar Yoga por questões logísticas e uma amiga me sugeriu o Pilates, acabei me identificando bastante. Tenho notado que esta modalidade traz uma série de vantagens em nossos cotidianos, auxiliando em questões pertinentes tanto à vida pessoal quanto profissional.


Para falar sobre esses benefícios, encontrei uma pesquisa publicada no jornal Complementary Therapies Medicine, que apontou uma redução de 46% das reações ansiosas e 81% dos sintomas depressivos nos praticantes de Pilates. O exercício também ajuda a diminuir a fadiga e aumenta a energia ativa, fatores relevantes no ambiente corporativo.


Hoje todos nós temos vidas muito agitadas, conciliando nosso trabalho com família e amigos. Praticar algum exercício físico pode ser também um momento de descontração, como é o caso entre minhas amigas e eu. Além da diversão, este esporte é também uma ótima maneira de trabalhar a concentração e o controle mental.


Em determinadas posições dentro de uma empresa, precisamos manter o foco, tomar decisões com clareza e administrar diversas demandas ao mesmo tempo. Tudo isso pode se tornar estressante se não soubermos conciliar, por esse motivo venho acompanhando como o Pilates pode trazer para o nosso dia a dia algumas práticas que ajudam a aliviar a fadiga, como os exercícios de respiração.


Além de fortalecer a musculatura, melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, a modalidade traz a respiração como uma das etapas mais importantes, de modo que o sono também pode ser um dos beneficiados. Esse exercício é capaz de mobilizar nosso sistema nervoso, promovendo um enorme relaxamento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 40% da população brasileira sofra de insônia, dessa maneira, tenho observado como uma boa noite de sono é fundamental para um dia produtivo de trabalho.

Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

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