top of page

Competências Comportamentais: Motivação e Equilíbrio Emocional

Atualizado: 1 de set. de 2020

No artigo de hoje, trataremos sobre dois pontos opostos e ao mesmo tempo, muito complementares. O desenvolvimento de cada um deles é essencial para a alcançar uma vida mais integrada, realizada e plena. Mas, não apenas no campo profissional. Ambos os pontos, são também, fundamentais no dia a dia de um indivíduo e podem fazer toda a diferença no decorrer da vida. 

Dando início a linha de pensamento, temos a motivação. Por definição, esse conceito tem como prática a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à ação, e que precisa ser constantemente alimentada. É como banho, ela sempre vence, e diariamente precisamos renovar.  

No trabalho, a motivação está ligada à vontade de se manter naquele emprego, de crescer nele e o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos. Ela influencia diretamente no comportamento do indivíduo, se relacionando com o comprometimento dos colaboradores com o trabalho. Então, quanto mais motivado um profissional está, melhor ele irá desempenhar suas funções e mais alta será sua produtividade.  

Já o Equilíbrio Emocional por definição, é o controle total de seus pensamentos e ações. No trabalho, qualquer ato oposto pode ser a ruína em sua vida profissional. Tendo controle emocional, o profissional consegue gerar autoconhecimento para direcionar seus talentos, aprender a lidar com suas limitações e expectativas e conhecer suas reações a uma situação crítica. É ser o que chamamos de anti-frágil. Mas isso merece um artigo exclusivo.  

A partir disso, a dica que dou é: conheça seus limites, organize-se, seja positivo e dê o seu melhor. Autoconhecimento pode ser um termo batido, que todos falam, mas acredite, faz toda a diferença. Todas as situações chegam até você como um meio, ansiando por um fim justo. Dê às suas histórias, pessoais e profissionais, um ponto final positivo. Acredite, depende de você mais do que imagina. E você pode!



Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page