Competências Comportamentais: o que são, e como identificá-las?


Quando uma empresa, adepta a seleção por competências, decide contratar um novo colaborador, ela analisa as competências técnicas e comportamentais dos candidatos. É preciso garantir que o novo colaborador irá se adequar ao seu posto de trabalho, contribuindo de forma positiva para o crescimento da empresa. 


Agora, vocês me perguntam em seus inconscientes: mas Rafaela, o que são as Competências Comportamentais? 


E eu lhes respondo. Essas competências são atitudes e comportamentos dos colaboradores, que os motivam a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo para a realização do trabalho. É algo que não pode ser adquirido em cursos profissionalizantes ou por meio da educação tradicional. Apenas, por meio do autodesenvolvimento, e estão altamente ligadas as atitudes e sentimentos de um indivíduo, tanto no ambiente social, quanto no empresarial. 


Um gestor pode ter maior controle do rendimento de sua equipe, quando entende o modo como cada membro se comporta. Assim, consegue encaixar cada colaborador na função adequada às suas competências. Entretanto, quando uma empresa sente falta de um determinado perfil, e percebe que não dispõe dele, recorre então ao processo seletivo desse método. 


Para realizar esse tipo de seleção, a empresa precisa mapear todas as competências ausentes em suas equipes, para assim, procurá-las. Farei uma série de artigos me aprofundando em cada uma dessas competências fundamentais e necessárias para auxiliar vocês.  


Até a próxima! 


Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

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