top of page

Cristais da Estrada: Quando a habilidade encontra a capacitação

Atualizado: 1 de set. de 2020

Por muito tempo, observei dos bastidores como a engrenagem do Transporte funcionava. Sempre acompanhado de ideias, consultas e muita visão. Porém, alinhado a cada um destes itens, também tive junto a mim, pesquisas que abriram minha visão sobre o que contarei a vocês nos próximos parágrafos. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) de 2019, o Brasil possui cerca de 176 mil mulheres motoristas, apesar do número representar uma crescente de mais de 30% em relação aos anos anteriores. Os dados colhidos entre 1.066 motoristas, também apontam que as mulheres são responsáveis por somente 0,5% do total de caminhoneiros, sendo 99,5% ocupado por homens. 

Com isso, senti a necessidade de impulsionar o talento, dedicação e garra que via nas seis mulheres de quinhentos motoristas que trabalham na Costa Teixeira Logistics. Prontamente, a empresa em parceria com a Sest Senat, lançou no mês de março, um programa focado no treinamento e formação de motoristas carreteiras, com o objetivo de alcançar esse público com treinamentos completos, aprendizagem e dia a dia na estrada. 

A meta inicial era de duas turmas, mas fizemos uma pausa por conta do cenário atual, e voltamos esse mês, com 17 mulheres, período de formação de quinze dias e um período de final de trinta dias até a contratação. 

Um projeto como esses, nos mostra a importância da crença no humano. No que ele tem pra oferecer, e na carreira que querem seguir. Mostra também, que oportunidades iguais trazem benefícios a nós e as pessoas que conhecemos ao longo do processo. A capacitação precisa existir, sem presunções de gênero. Todos nós somos igualmente capazes de mostrar o melhor de nós, e tudo o que precisamos, são de oportunidades.


Transportation and Logistics Professional MIT Supply Chain I MIT Alumni Angels Brazil

0 comentário
bottom of page