top of page

Franchising: Expansão da malha Flash Courier e Moove+


O modelo de franchising é uma estratégia utilizada em administração que tem como principal objetivo, ser um sistema de venda de licença, na qual o franqueador (detentor da marca) sede ao franqueado (autorizado a explorar a marca), o direito de utilização de patente, infraestrutura, know-how e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços. Este modelo existe na Flash Courier desde sua criação e é um dos motores do nosso desenvolvimento nos últimos anos.


Falando justamente sobre o crescimento e expansão da empresa, convidei Bruno Garcia, gerente de franchising na companhia, que atua no seguimento logístico a 8 anos, para contribuir com um pouco de seus conhecimentos e também falar sobre os planos da empresa neste artigo.


As franquias trazem diversos benefícios para os franqueadores como por exemplo a expansão da marca, o networking especializado e direto, a facilidade para atender outros estados, agiliza e aumenta a velocidade das entregas (nos casos das transportadoras) e traz um conhecimento único individual em micro regiões. Além disso, o franqueado também tem benefícios que faz com que utilizar esse modelo seja benéfico. “Quem utiliza a marca de uma empresa bem construída recebe um selo de qualidade que fará com que ele atinja novos clientes, fora isso, o franqueado possui todo o suporte de vendas, marketing, sistemas, diversas formas de ganhos com remunerações e bonificações, além de eventos corporativos e premiações”, informa Bruno.


Por ser um processo que acontece na Flash Courier desde sua criação, as melhorias foram contínuas de alguns anos para cá, tornando a metodologia muito mais segura. “Hoje atuamos preventivamente nas aberturas de parcerias e novos franqueados, o que faz com que tenhamos um nível de assertividade muito maior e consequentemente tenhamos melhores resultados. A Flash aprendeu com o tempo a buscar melhores localidades para suas franquias, aperfeiçoou sua estrutura e principalmente melhorou a padronização de toda a malha, o que faz com que a velocidade e qualidade das entregas seja praticamente a mesma em qualquer lugar do país”, adiciona o gestor.


Hoje, atuamos com 238 franqueados, três filiais Moove+, dois HUBs e mais cinco em processo de abertura que unidos, possuem um sistema capaz de atender todo o território nacional. Recentemente expandimos nossa marca para Portugal e estamos iniciando na Espanha, porém, temos planos para continuarmos expandindo a malha Flash Courier e Moove+ que visam aprimorar a nossa velocidade de entrega, bem como fazer com que alcancemos novos destinos.


“O processo está acontecendo a todo vapor, estamos buscando cada vez mais por parceiros que venham a atender 100% das regiões a nível nacional com rapidez e eficácia. Atualmente atendemos 2.198 cidades, a previsão é aumentar e muito esse número quando dobrarmos nossas franquias, de 238, para aproximadamente 500 até o primeiro semestre do ano que vem”, completa Garcia.


Devido a todos os processos que foram criados ao longo dos anos, a Flash Courier está há 14 anos (2006 – 2020) recebendo o selo ABF, de Excelência em Franchising, dado as melhores marcas franqueadoras do país. Mas não queremos parar por aqui e é por isso que o planejamento de expansão da marca e malha de nossa companhia tem acontecido, sempre apoiado no bom desenvolvimento e no aprimoramento de nossos serviços.


Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

0 comentário
bottom of page