Gestão de pessoas: uma das chaves de sucesso das empresas


Uma das áreas que considero de suma importância dentro das empresas, é a gestão de pessoas. Na administração desta área, utilizamos técnicas de recursos humanos para alinhar metas e princípios da organização junto aos objetivos individuais de cada colaborador. Segundo um relatório elaborado pela Deloitte em 2019, 85% das pessoas entrevistadas se sentem desengajadas em relação às suas atividades. Por este motivo ressalto a importância da gestão de pessoas, a fim de compreender as necessidades dos funcionários e ajustá-las ao planejamento estratégico da empresa.


Durante estes anos na Zorzin Logística, pude perceber a relevância de cada colaborador dentro do processo organizacional. As empresas são constituídas por pessoas, portanto, o sucesso ou fracasso delas está diretamente ligado a cada um que a compõe. Assim, tenho percebido que promover um clima organizacional onde as pessoas se sintam acolhidas e bem-vindas é um diferencial importante.


Para realizarmos uma boa gestão de pessoas, é essencial também dar feedbacks aos colaboradores sempre que possível e também estar aberto para recebê-los. Venho acompanhando que a comunicação é a grande chave para um bom funcionamento de toda a operação, precisamos garantir que todos os departamentos dialoguem entre si de forma efetiva.


Outro ponto que tenho observado é a relevância em oferecer crescimento e desenvolvimento profissional, além de uma política de reconhecimento através de benefícios envolvendo todos os setores. Por este motivo, a Zorzin Logística sempre preza em primeiro abrir vagas internas que possam despertar o interesse dos colaboradores antes de abri-las ao mercado. Para nós é vantajoso desenvolver a competência dos nossos e efetivar promoções, assim as pessoas se sentem estimuladas ao contarem com uma política de cargos e salários dentro da empresa.


Todas as ações praticadas através da gestão de pessoas são com o intuito de manter os profissionais motivados e engajados, o que é um de nossos maiores desafios. Garantir que as regras de segurança sejam cumpridas, também está atrelado ao bom desempenho das funções corporativas.


Isto me leva a refletir sobre a necessidade de as empresas oferecerem treinamentos eficazes. Se queremos que as funções sejam desempenhadas de maneira segura e com foco na excelência, devemos investir em treinamentos. Por este motivo, tenho notado que tais ações são uma via de mão dupla: tanto os funcionários quanto a empresa se beneficiam. Enquanto o colaborador aprimora suas competências e ganha maior reconhecimento profissional, as organizações recebem um funcionário motivado e mais produtivo.


Para finalizar esta reflexão, não poderia deixar de mencionar o cenário que estamos vivendo desde o último ano. Com todas as mudanças necessárias para nos adaptarmos à esta nova realidade, a gestão de pessoas ganhou um grande destaque para a manutenção das empresas no mercado.


Como mencionei anteriormente, cada um dentro do ambiente corporativo precisa se manter motivado, mesmo diante de um cenário tão difícil como este que estamos vivendo agora. É exatamente por isso que sigo apostando e priorizando, sempre que possível, uma gestão de pessoas excelente dentro da Zorzin Logística.


Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

0 comentário