Gestão em meio à Pandemia


Há meses estamos vivendo uma situação nunca vista em nossa história. Uma doença de origem chinesa vem alastrando o mundo de diversas formas possíveis. Até o momento, quase cinco milhões de pessoas já se infectaram com a Covid-19 no mundo, mas, em contrapartida, mais de 1,7 milhão já se recuperaram. Em todos os aspectos, os impactos do surto da doença do novo coronavírus ainda são incalculáveis. No entanto, é certo que isso alterou a dinâmica de trabalho, cobrando novos hábitos das corporações, inclusive modelos de gestão diferenciados.


Além de atingir nosso estado social e nossas relações interpessoais, a pandemia atinge com força o setor econômico, afetando empregos, empresas e, consequentemente, a situação financeira do país. Nenhuma organização é intocável e as ameaças são inerentes a todos. Quando falamos sobre riscos, existem aqueles que conseguimos prever e evitar e os que nos surpreendem e nos forçam a atuar rapidamente para minimizar, ao máximo possível, seus impactos nos negócios. A inovação nesses momentos é fundamental para uma empresa em meio à crise. Promoções e adaptações são coisas que podem fazer com que o negócio mantenha um ritmo considerável, ficando firme no mercado até tudo passar.


No setor de transporte, as operações de importação e de exportação foram diretamente atingidas. Por se tratar de uma pandemia declarada, o envio de produtos ficou comprometido. Mesmo com uma diminuição, nosso serviço é essencial para o abastecimento de produtos indispensáveis a população: alimentos, medicamentos, combustível, equipamentos. O primordial que estamos fazendo é cuidar de nossos colaboradores com o fornecimento de equipamentos de segurança e saúde, como máscaras e álcool em gel, além de revisão da frota. 


Essa crise reforça a importância de colocarmos em prática conceitos já bem difundidos no mercado, mas ainda pouco aplicados. É importante que as empresas busquem um alinhamento entre o discurso e a prática, ou seja, que estabeleçam planos de gestão de riscos, e sejam coerentes, transparentes e eficazes.


A pandemia do novo coronavírus trouxe e ainda trará impactos significativos às empresas. O que vai determinar a sua permanência no mercado é a capacidade de se adaptar diante das circunstâncias, de modernizar os serviços e de otimizar os processos apesar das barreiras físicas. Para tanto, é crucial aproveitar o momento para pleitear as atualizações necessárias na estrutura tecnológica.


Felipe Medeiros, Diretor de Finanças e Performance da GVM Solutions Brasil

0 comentário

© 2023 por Equipe de TI do IT.