top of page

Importância e benefícios da automatização de processos nas transportadoras

Com mais de 140 mil transportadoras, o Transporte rodoviário de cargas é responsável por 7,3% do PIB brasileiro. Em um mundo cada vez mais tecnológico e sedento por inovação, o setor de transportes precisa se adaptar e encontrar alternativas para atender suas demandas e otimizar seus processos.


Falar sobre tecnologia nas empresas do TRC não é algo novo, mas tem sido cada vez mais recorrente que as organizações estejam ligadas intimamente com essa questão para melhorar suas operações logísticas. Ter tecnologia nas questões básicas do seu negócio não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação, pois, se você não se automatizar, não tem eficiência e será facilmente batido pela competitividade do mercado.


É indiscutível que a tecnologia e os processos bem alinhados trazem impactos positivos para a rotina da empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, automatizar e principalmente otimizar seus processos, acelerarão seu crescimento e seu ganho de tempo e produtividade. Na minha visão, os principais benefícios da automatização de processos são:

1.      Ganho de eficiência:

Eficiência é o principal benefício da automatização. Através dela, seu time conseguirá analisar melhor os dados e agilizar a tomada de decisão de forma mais eficiente.

Na TransJordano temos quatro processos automatizados, sendo que em um deles, ganhamos uma eficiência de 35% de horas e em outro economizamos 20%. Ou seja, essa automatização funciona na prática e melhora o desempenho das operações de forma significativa.

A automação dos processos é fundamental para que se possa trabalhar com uma organização prévia, sem tumultos e confusões.


2.      Relação custo benefício e corte de gastos desnecessários:

Uma das principais características positivas da automatização de processos é a sua relação custo benefício. É importante que a organização faça essa relação para medir os impactos que a automatização trará.

Além disso, essa implementação facilita o controle, a organização, a fluidez e a flexibilidade das atividades, cortando gastos desnecessários do processo. Implementar softwares na gestão de transporte, beneficiará a organização no controle de todas as atividades e gastos

.

3.      Segurança

Segurança é uma das bandeiras da TransJordano, e através desses processos automatizados, os dados são estudados para que a segurança esteja ainda mais em evidência.


Principalmente com relação a Logística e ao Trajeto, a tecnologia dá acesso a diversas estatísticas e perspectivas que dão segurança para que os processos de entregas sejam feitos da melhor maneira possível. Seja para analisar um trajeto ou qualificar a direção do motorista, a tecnologia nos auxilia para otimizar e aprimorar a qualidade de nossos serviços, sempre com segurança.


Por fim, a tecnologia é um fator que demonstra a preocupação das transportadoras em desenvolver suas atividades de maneira mais alinhada às novas demandas de um mercado cada vez mais competitivo. É fundamental que as empresas do setor otimizem e automatizem suas operações para que o mercado respeite e tenha uma visão cada vez mais positiva do TRC.

Joyce Bessa, Diretora Administrativa e Financeira da TransJordano

0 comentário
bottom of page