ISO 9001 e sua importância


Diante da competitividade do mercado, as empresas buscam cada vez mais otimização e profissionalização de seus setores, sendo a gestão uma dessas áreas que recebem investimento e atenção.

E justamente por isso, a ISO 9001 tem tamanha importância, uma vez que é uma norma de sistema de gestão com padrão internacional, sendo seu principal objetivo a padronização de produtos, visando garantia da qualidade dos serviços prestados, bem como, a melhoria contínua, satisfação do cliente e retroalimentação através de novas demandas. Se tornando ainda, um certificado para as empresas que implantam e atendem aos requisitos, evidenciando assim o compromisso dessa instituição com a busca de uma evolução em seu sistema de gestão.

Aqui na ABC Cargas tiramos nossa primeira certificação da ISO 9001 em 2002, e neste ano de 2021, completou 19 anos dessa conquista. Sendo assim, posso afirmar sob a ótica de alguém que implementou essa norma em seus negócios, que ocorre um impacto direto nas atividades e resultados da empresa, uma vez que a ISO abrange desde a definição de uma política de sistema de gestão integrado, mas também determina que sejam estabelecidos objetivos e metas periódicas, sendo necessário um acompanhamento através de indicadores e reuniões.

Com isso, existe uma melhor visualização de fraquezas e oportunidades, tornando a ação mais assertiva e direcionada, e consequentemente aumentando o desempenho em todos os níveis (tático/estratégicos/operacional). É possível também olhar para nossas partes interessadas, analisar e definir nossa relação com os mesmos.

Explicado tudo isso, fica nítida sua importância, pois as empresas que não possuem essa certificação, podem sofrer grandes impactos em relação ao planejamento, definição de escopo de trabalho e participação no mercado, uma vez que o cliente no momento da decisão de seu fornecedor leva em conta uma empresa certificada e com processos sólidos, sendo assim, aquelas que não possuem a certificação sairão em desvantagem competitiva, e em alguns casos até serão impossibilitadas de participarem de BID’s.

Danilo Guedes, Presidente do ABC Cargas

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo