Logística omnichannel e sua importância para as empresas de transporte de cargas


Com o avanço da tecnologia, e o aumento do consumo, estamos percebendo que a logística eficiente e veloz tem se tornado cada vez mais necessária para as empresas que efetivam as entregas. Em 2020, com o engrandecimento do e-commerce, isso ficou ainda mais evidente. Para exemplificar o que estou falando, encontrei um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), demonstrando que o e-commerce cresceu 68% em 2020 e teve um faturamento 41% maior em comparação ao ano anterior.


E diante, justamente, dessa nova ordem de consumo, a logística omnichannel tem ganhado cada vez mais espaço. Para quem não sabe, essa modalidade logística basicamente, está relacionado ao aperfeiçoamento de processos que garantem a entrega dos produtos com qualidade, segurança e rapidez, independentemente do canal de compra escolhido pelo consumidor. Neste serviço, todos os processos e atividades logísticas passam a ser executados de maneira uniforme e padronizada, tanto no meio online quanto no offline. Seu principal foco é a integração entre o canal físico e o online, ou seja, o trabalho conjunto de todos os canais utilizados na empresa, para a melhora na experiência do cliente.


A satisfação do cliente tem sido um dos principais focos da Flash Courier e das empresas do seguimento nos últimos anos, isso porque, problemas nas entregas são um dos principais motivos de desistência de compras online. Encontrei outra pesquisa, agora do E-commerce Radar, apontando que 82% dos consumidores brasileiros já abandonaram o carrinho de compras em sites online, nesse montante, 53% desistiram pelo alto valor do frete e 16% pelo prazo de entrega ser muito longo.


E esses são um dos principais pontos que a logística omnichannel, se bem aplicada, pode corrigir. Essa interligação entre os canais permite que as necessidades do consumidor sejam atendidas, tanto pelo meio online, quanto físico.


O método omnichannel é capaz de reduzir a necessidade de espaços físicos, graças ao melhor planejamento da demanda e consequentemente maior agilidade na distribuição e eficiência na gestão do estoque; traz também redução de custos logísticos especialmente no que se refere à armazenagem e ao transporte, graças a um melhor aproveitamento dos recursos à disposição; facilita a troca de produtos, já que na logística omnichannel, o cliente escolhe o canal e local para devolução dos produtos, permitindo um melhor planejamento da empresa para o recolhimento; e consequentemente, melhora a experiência de compra do consumidor, já que o mesmo terá diversos canais de comunicação para se relacionar com a empresa, garantindo assim, processos mais eficientes.


Porém, apesar do cenário animador, com o crescimento do e-commerce e implementação da logística omnichannel, precisamos estar atentos aos desafios a serem enfrentados. É preciso que o aumento das demandas não signifique um atraso nas entregas e por isso, é tão importante conhecer bem sua frota, estudar as rotas e principalmente viabilizar que as mercadorias sejam entregues dentro do prazo.


Além disso, a comunicação é outro pilar fundamental para o sucesso da logística omnichannel, o que pode ser considerada um desafio. É necessário identificar qual canal, o público-alvo da sua empresa mais utiliza e estar presente nele, mas não apenas nele. A partir de um estudo e entendimento sobre o público, sua jornada de compra e seus hábitos, a comunicação com o cliente deve ser feita de modo que integre os canais online e offline.

Por fim, acreditamos, dentro da Flash Courier, na logística omnichannel como um dos fios condutores do nosso negócio. Em um mundo cada vez mais exigente, não é mais suficiente apenas entregar o produto, é preciso desenvolver uma experiência satisfatória e que atenda as expectativas e aos anseios do consumidor final.

Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

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