top of page

Logística Sustentável


A logística é um setor que representa cerca de 8% do PIB (Produto Interno Bruto) mundial e 12% do PIB brasileiro. No Brasil o segmento consome cerca de 19% da energia nacional o que acarreta em toneladas de gases nocivos ao meio ambiente como o C0² segundo dados do Ilos de 2016.

A importância de se atentar a problemas relacionados ao meio ambiente ganham cada vez mais destaque e importância no meio empresarial e o setor logístico não fica para trás.

A otimização na entrega do produto, cumprindo prazos e acordos e ao mesmo tempo se preocupando em fazer um serviço que não gaste insumos além do necessário está incluso na Logística Sustentável. Além das preocupações ambientais as empresas devem também promover ações de cunho social com geração de emprego, melhoria na qualidade de vida de seus colaboradores e uma melhor distribuição de renda.


Os resultados positivos deste segmento são diversos. Começa pela ajuda na redução de gases de efeito estufa, ajudando o Brasil no acordo firmado em 2015 com diversas nações, o Acordo de Paris.


Empresas que mostram e demonstram que se preocupam com o meio ambiente e sua sustentabilidade estão cada vez mais valorizadas dentro do mercado. Isso faz com que sua empresa alcance reconhecimento além do empresarial.


Iniciativas para um consumo mais verde são sempre importantes no meio. Uma dessas iniciativas é a PLVB (Programa de Logística Verde Brasil), uma iniciativa que reúne acadêmicos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) além de 21 empresas do setor. O objetivo do programa é desenvolver, publicar e elaborar soluções que visam melhorar as questões ambientais na logística do transporte de cargas. O uso de Biocombustíveis são algumas das ideias e ações que o programa incentiva.


Com o planejamento de operação detalhada, não é só a natureza que ganha, o valor economizado graças a um plano detalhada e coesa faz com que a empresa possa investir em setores diversos, fazendo com que a mesma cresça de forma exponencial.


Sem dúvida é uma maneira, moderna, consciente e respeitosa de se fazer logística de forma responsável pois todos ganham nesse processo, o meio ambiente, a sociedade e nosso planeta.

André de Simone, Membro do conselho administrativo do Transita Transportes Ltda

0 comentário
bottom of page