O papel do líder diante do crescimento da empresa



A atuação de um líder funciona como uma “ponte” entre a alta direção e a equipe operacional. Acredito que a nossa principal função é guiar os colaboradores a fim de alcançar as metas e os resultados almejados pela empresa. Participação no dia a dia e o uso de tecnologias como o Business Intelligence (BI) na gestão, para acompanhar de forma resumida tudo o que acontece na empresa, também são papéis que um líder deve possuir para estar sempre informado de tudo que acontece dentro do seu negócio.


Eu, como sócio-administrador da Rufatto Transportes e Logística, vejo como característica primordial a comunicação e bastante experiência na área, de preferência que tenha uma certa vivência em cada setor, para que saiba conduzir com excelência a liderança da sua organização, principalmente no segmento do transporte rodoviário.


Mas nós, líderes, também enfrentamos muitos desafios. Na transportadora onde atuo estamos atualizando nossos sistemas e caminhões para que estejamos sempre com as melhores tecnologias do mercado, mas essa mudança de cultura faz com que alguns motoristas tenham dificuldades em acompanhar o processo.


Também existe uma dificuldade em separar o lado pessoal do profissional, tendo em vista que a Rufatto é uma transportadora de origem familiar, mas demos um salto muito grande no quesito de profissionalização dentro da empresa, fazendo com que melhorassem em vários aspectos a questão de conversa. Mas o grande diferencial é quando os processos são bem descritos para chegarmos em um consenso entre todos.


E um bom líder também precisa ter uma boa saúde mental para conseguir manter tudo funcionando perfeitamente. Para isso eu tenho adotado uma rotina com atividade física constante com academia, duas vezes por semana um beach tennis, andar de bicicleta, dentre outros. Isso tem feito bastante a diferença, principalmente adicionando um podcast para ir ouvindo enquanto pratico essas atividades.


André Rufatto, Sócio-Administrador da Rufatto Transportes

0 comentário