top of page

O que é o Lean Manufacturing e como pretendemos implementar na Flash


A Flash Courier é reconhecida por estar sempre atenta as possibilidades do mercado e buscar metodologias que possam aprimorar os processos e oferecer um melhor serviço aos clientes. Dentro deste contexto, uma das nossas novas aplicações é o Lean Manufacturing, um modelo de gestão reconhecido em diversos países e que acreditamos que trará um ganho para toda a nossa operação.

Para falarmos sobre esta nova metodologia, convidei Joel Gomes, gestor de projetos da companhia e que vem atuando fortemente na implementação do Lean Manufacturing na Flash Courier.

O Lean manufacturing ou manufatura enxuta é definido como um modelo de gestão, desenvolvido no Japão, após a segunda guerra mundial na década de 50 e faz parte do STP (Sistema Toyota de Produção), modelo mundial em excelência de manufatura.

De acordo com Joel, a filosofia do Lean Manufacturing está cada vez mais popular em diversos segmentos do Brasil e a sua implementação na Flash só irá trazer benefícios. “A implementação proporcionara o aumento do valor agregado aos nossos processos, eliminação ou redução de desperdícios conforme as suas 8 categorias e irá melhorar o fluxo de caixa”, explica o gestor.

Na Flash Courier está metodologia será implementada até o final do ano de 2021 e será distribuída em seis etapas, com um prazo em torno de 2 a 3 meses para colhermos os frutos desse novo modelo.

As seis etapas são: a) Divulgação do programa aos colaboradores através de meios comunicativos internos; b) Treinamento da liderança, gerência, supervisão, coordenação; c) Criação de times operacionais por zonas ou áreas; d) Aplicação de treinamento aos times, capacitando-os a tocar projetos de eliminação de desperdícios; e) Montar comitê do Lean Manufacturing para reuniões recorrentes de status e outros assuntos; f) Medir o desempenho e reconhecer os destaques individuais ou coletivos.

Ainda segundo Joel, “a ideia é que, com a filosofia disseminada e estruturada em todos os níveis hierárquicos, a Flash Courier possa ganhar sinergia para identificar e eliminar os desperdícios ocultos em nossos processos, bem como evitar novos desperdícios, aplicando a mentalidade enxuta nos novos projetos”.

Além disso, queremos quebrar paradigmas, romper o modo tradicional de pensar e agir o nosso modelo de negócio com o objetivo de melhorar a nossa performance global.

Na Flash Courier, estamos sempre procurando meios para otimizar e expandir nossos processos. Grandes empresas como a Toyota, Nike, Intel, John Deere são exemplos clássicos de aplicações de sucesso dessa metodologia. Esperamos que aqui, o Lean Manufacturing também possa trazer diversos ganhos positivos para a companhia.


Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

0 comentário
bottom of page