O que é o movimento #PilotosPelaVida e a importância dos transportadores apoiarem essa iniciativa


Os acidentes de trânsito sempre foram um tema importante para se tratar, não apenas nas transportadoras e empresas que atuam diretamente nas estradas, como também na sociedade em geral. Fazendo algumas pesquisas para desenvolver esse artigo, encontrei um estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), com informações muito importantes sobre o tema. Segundo a entidade, o índice de acidentes nas rodovias federais brasileiras aumentou 1,6% em 2021, se comparado com 2020. As ocorrências subiram de 63.447 para 64.452 casos, e o número de mortes subiu 2,0%, passando de 5.287 vidas perdidas em 2021, para 5.391 em 2021.


Os números são alarmantes e demostram a necessidade de conscientização por parte da sociedade brasileira. Nós, enquanto empresários e influentes na vida de diferentes pessoas dentro das empresas, também temos um papel importante com relação a conscientização no trânsito e por isso, temos na TransJordano o principal foco na busca permanente por um trânsito mais seguro, eficaz e a realização do serviço de transporte eficiente, através do nosso slogan “Segurança em movimento”.


Mas nós queríamos mais, desejávamos impactar a sociedade como um todo, e não apenas os nossos colaboradores e clientes. Então, em parceria com a Raízen, desenhamos uma campanha que visasse impactar positivamente e proteger os usuários vulneráveis. Acreditamos tanto no potencial da nossa campanha, que a levamos para o SEST SENAT, para conseguirmos atingir o maior número de pessoas possíveis, utilizando as mais 200 unidades do sistema S.


A entidade acreditou no potencial desta campanha, apresentou para outras importantes instituições como ANTT, Ifood, Observatório Nacional de Segurança Viária, Ministério da Infraestrutura e outros, que fizeram essa ideia crescer, virar realidade e lançarmos oficialmente a campanha “Pilotos pela Vida”. Essa campanha se faz essencial, devido ao grande número de acidentes, como mencionado anteriormente e utilizando a capilaridade dessas instituições apoiadoras, acreditamos que conseguiremos ser peça importante no desenvolvimento de um trânsito mais seguro.


Continuaremos realizando o dever de casa e aplicando na TransJordano os conceitos de segurança viária em todas as suas atividades. Desde o treinamento até a realização do serviço, tudo é especificamente pensado para que tenhamos segurança nos nossos processos. Hábitos de direção segura, sistema alerta, treinamentos e instrução de motoristas e profissionais fazem parte do nosso dia a dia.


É importante que as transportadoras e empresas de aplicativos de fretes e motociclistas apoiem este movimento para conseguirmos atingir mais motoristas de caminhão, ônibus e motociclistas. Se todos fizerem a sua parte na divulgação e principalmente trabalharem no treinamento e disseminação de boas práticas, o objetivo dessa campanha será alcançado. São pequenas atitudes que serão cruciais para diminuirmos os números e salvarmos mais vidas.


Joyce Bessa, Head de gestão estratégica, finanças e pessoas na TransJordano

0 comentário