Outubro Rosa: o que é e a importância desta conscientização


O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo, e o mais frequente entre as mulheres. Especificamente no Brasil, 28,1% dos novos casos de câncer correspondem ao de mama. A doença, que é relativamente rara antes dos 35 anos, vai aumentando sua incidência progressivamente, especialmente após os 50 anos e nas regiões mais pobres a taxa de mortalidade é até 11 vezes maior em comparação com áreas ricas.


Visando conscientizar e auxiliar, principalmente as mulheres no combate à doença, o Movimento Internacional de conscientização para o controle de câncer de mama – Outubro Rosa foi criado no início da década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.


Desde então, a data é celebrada anualmente e visa, além do compartilhamento de informações, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico, tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.


A prevenção do câncer de mama deve ser feita através do autoexame mensal e da realização de mamografia a cada dois anos, principalmente nas mulheres acima de 50 anos. Segundo dados do Governo do Estado do Ceará, existem 8 fatores de risco que aumentam as possibilidades do câncer de mama. São eles:


1-     Mama densa;

2-     Não ter filhos;

3-     Obesidade ou excesso de peso corporal;

4-     Ter engravidado acima dos 30 anos;

5-     Falta de atividade física;

6-     Não ter amamentado;

7-     Histórico na família;

8-     Uso de hormônios em excesso (anticoncepcional) ou terapia longa de reposição hormonal.


Nos últimos anos, a TransJordano tem feito diversas campanhas de conscientização para seus colaboradores e família. Estudamos quantos por cento da nossa base do seguro saúde não faz os exames adequados e realizamos palestras para conscientizar as mulheres e fazê-las entender a importância das ações de prevenção como a mamografia.


Enquanto empresas, é importante abraçarmos essas datas para tornar a vida de nossos colaboradores e suas famílias mais saudável, conscientizando a todos e tornando a empresa mais humana, unida e seguindo o mesmo propósito.


Joyce Bessa, Diretora Administrativa e Financeira da TransJordano

0 comentário

© 2023 por Equipe de TI do IT.