Papel do líder perante o crescimento da empresa


É inegável que os líderes possuem um papel fundamental perante o crescimento e desenvolvimento dos profissionais e da empresa como um todo. Por ser um cargo de grande responsabilidade, a liderança deve ser dada as pessoas certas, com o preparo e momento correto, pois elas exercerem uma grande influência por toda a organização e enquanto um bom líder extrai o melhor de cada profissional, o mal líder, acredito eu, faz exatamente o contrário e pode destruir equipes de trabalho inteiras.


Diante de um mercado cada vez mais competitivo e profissional, tornar-se produtivo e obter resultados rápidos nunca foi tão importante para as empresas. Graças a essa enorme exigência dos clientes e do mercado geral, não basta apenas investir em equipamentos e infraestrutura, é preciso investir em pessoas.


O líder tem um papel fundamental para o crescimento da empresa, mas acredito que sua primeira qualidade precisa ser a compatibilidade com a cultura organizacional, ou seja, ele precisa estar conectado com as necessidades e deveres da organização para conseguir criar e desenvolver uma identidade fixa padrão entre empresa e profissionais.


As principais características que um líder deve ter para desempenhar um bom papel, na minha visão são a adaptabilidade, gostar de pessoas, boa tomada de decisão, inteligência, controle emocional, otimismo, ambição e criatividade. Assim, o profissional líder será capaz de realizar uma gestão de equipe com respeito, direcionamento de grupo, acompanhamento de resultado, feedback e foco, que o farão obter sucesso no seu trabalho e auxiliar o sucesso de cada membro de sua equipe. Por isso a liderança é tão fundamental!


Para exercer a sua função da forma mais adequada e com maior potencial de sucesso, o líder deve estar comprometido em manter a equipe engajada e produtiva e em construir um bom planejamento de trabalho. Também vale destacar a capacidade de estabelecer uma visão estratégica e de futuro para a empresa, que possa auxiliar o papel dos profissionais no dia a dia e também impulsionar a empresa a alcançar seus principais objetivos.


Assim, finalizo esse artigo, com a ideia de que o papel do líder perante o crescimento da empresa é ser o principal canal de comunicação, engajamento e resultado entre empresa e profissional. Criando um elo forte e fundamental para o sucesso da empresa no curto, médio e longo prazo.


Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro

0 comentário

© 2023 por Equipe de TI do IT.