top of page

Responsabilidade no Trânsito



Sabemos que os acidentes de trânsito são uma das maiores causas de mortes e ferimentos no Brasil. A cada uma hora cerca de 5 pessoas morrem nas estradas e ruas brasileiras. Segundos dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina em 2019, entre 2008 e 2016 cerca de 368.821 pessoas morreram.


Entre 2009 e 2018 os acidentes causaram mais de 1,6 milhão de feridos fazendo o SUS (Sistema Único de Saúde) ter um custo de mais de R$ 3 bilhões durante esse período pois segundo os dados, a cada hora cerca de 20 pessoas dão entrada em hospitais e unidades de saúde públicas com ferimentos graves em decorrência de acidentes de trânsito.


Estamos vivendo uma época diferente com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mas a situação reflete e muito na questão dos acidentes de trânsito. Devido a quarentena imposta por diversos prefeitos e governadores do nosso país o número de pessoas feridas por causa dos acidentes reduz bruscamente em diversas cidades do Brasil.


Em São Paulo, o número caiu em 28% em março em relação a janeiro e 9% em relação a fevereiro. Em Porto Alegre o número é ainda maior onde entre os dias 21 e 27 de março foram registrados 52 sendo 81% a menos do que foi registrado entre os dias 7 e 13 do mesmo mês segundo dados da Prefeitura.


O Estado do Pernambuco registrou uma queda de 40% no mês de março em relação ao mês anterior. Apesar de ser passageiro, são coisas boas que temos em meio a essa pandemia.


Para evitar que acidentes ocorram, deixo algumas dicas e sugestões que podem ajudar na hora de dirigir:

  • Respeitar as leis de trânsito é peça fundamental para evitar acidentes, afinal, elas foram criadas para nos proteger;

  • O uso do celular não deve ser feito quando estamos dirigindo, se precisar, pare seu veículo e use-o;

  • Manutenções são sempre necessárias principalmente quando se faz longas viagens. Faça-a periodicamente;

  • Em climas adversos, como chuva ou neblina, diminua sempre a velocidade;

  • Sempre mantenha uma distância do veículo a frente, pois caso ele precise frear de forma brusca você poderá ter tempo de reação para fazer o mesmo.

São com alguns cuidados que evitamos que o número de acidentes de trânsito caia cada vez mais em nosso país.


André de Simone, Membro do conselho administrativo da Transita Transportes Ltda

0 comentário
bottom of page