Telemetria veicular e sua importância no transporte de cargas


Não é segredo para ninguém que a tecnologia é uma grande aliada da sociedade, e para o transporte de cargas, principal responsável pelo abastecimento do comércio e indústria brasileira, não seria diferente. O setor, que por muitas vezes foi taxado de ultrapassado, vem ano após ano investindo em ferramentas que auxiliem no ganho de qualidade e eficiência, e uma delas é justamente o tema do artigo de hoje: a telemetria veicular.


Um estudo realizado pela Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech com cerca de 250 profissionais, apontou que 69,2% dos profissionais da gestão de frotas e áreas correlatas utilizam telemetria em suas frotas. Apesar de uma amostra pequena, fica evidente a tendência dessa tecnologia no setor, e tal tendência se dá pela sua importância.

Basicamente a telemetria é um instrumento tecnológico que permite coletar informações como a velocidade média do automóvel ou localização em tempo real do caminhão e da carga, por exemplo. Coletar essas informações possibilita uma boa gestão de frota, uma vez que através delas é possível obter dados precisos sobre o veículo, gerando assim uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do automóvel, além de assegurar maior segurança tanto para o condutor, quanto para a carga.


É importante ressaltar que existem duas classificações de telemetria veicular, sendo elas:

  • Telemetria analógica: É aquela em que sensores necessitam de uma conexão física, através de fios internos, às partes do automóvel que desejam ser monitoradas.

  • Telemetria digital: Monitoramento digital que utiliza computador de bordo sem a necessidade de instalação de mais de um sensor de telemetria como no caso analógico. Em veículos pesados, como caminhões, por exemplo, os dados do automóvel são disponibilizados em uma rede conhecida como CAN (Controller Area Network), que por meio do computador de bordo acompanhará o desempenho do veículo.

Dito tudo isso, fica evidente a importância dessa tecnologia para obter uma boa gestão de frota, uma vez que, como dito em cima, existem diversos benefícios relacionados a variadas questões e possibilita até mesmo programar as manutenções tanto corretivas quanto preventivas, sendo assim uma ferramenta que impacta diretamente o desempenho da empresa e possibilita oferecer um serviço mais completo para o cliente.


Danilo Guedes, Presidente do ABC Cargas

0 comentário