top of page

Transporte e Esporte: como usar a disciplina de atleta no mundo dos negócios?

Atualizado: 29 de abr. de 2020


A prática esportiva e o empreendedorismo têm muito em comum. Foco, persistência e disciplina são indispensáveis para que um atleta chegue ao tão sonhado pódio. E o mesmo acontece nos negócios: para gerar resultados, um líder precisa ter a mentalidade de um atleta de alta performance.


Para desenvolver uma mentalidade de alta performance, é essencial ter um bom planejamento. Atletas que buscam a medalha olímpica possuem um planejamento pensando em cada competição. Assim como o planejamento empresarial, ele é feito a partir de uma análise de mercado. Para atletas, isso funciona como uma espécie de mapeamento de seus concorrentes.


Outro aspecto importante é saber lidar com a derrota. No mundo do esporte, perder faz parte do aprendizado contínuo. E, esse modo de lidar com os problemas pode ser aplicado aos negócios. Devemos reconhecer o que funciona e o que não funciona, e tirar boas lições disso.


Por último, mas não menos importante, temos o trabalho em equipe. Mesmo em esportes individuais, contar com uma boa equipe é fundamental. No mundo esportivo, responsabilidades individuais e coletivas devem estar alinhadas ao objetivo final. Nas empresas, deveria acontecer exatamente a mesma coisa. A liderança não pode ser desconectada da base. Times unidos e focados são mais eficientes.



Lucas Scapini, Diretor Comercial do Grupo Scapini

0 comentário
bottom of page