Viagens: Quais benefícios elas podem trazer à vida profissional?

Atualizado: 1 de Set de 2020

Neste artigo, quero tratar de um assunto que passa desapercebido por nós: as viagens. Segundo uma pesquisa feita pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo para o anuário Braztoa de 2019, revela que o número de embarques de passageiros em 2018 atingiu a marca de 6,5 milhões, para destinos variados.

A partir disso, juntamente à todas as minhas experiências pessoais, me perguntei: quais serão os benefícios que as viagens, mesmo as de cunho pessoal, podem trazer à nossa vida profissional? Trazem de fato, ou servem como um escape da nossa rotina. Após esses questionamentos, encontrei as respostas em minhas pesquisas, e elenco agora à vocês, alguns benefícios:

1.   Visão

Conhecer novas culturas e outras histórias de vida, faz com que a gente expanda nossos horizontes, e isso é essencial para nossos serviços.

2.   Pró-atividade

Encarar certas situações de viagem como pedir informação, ou estudar o mapa de transportes locais, faz com que o viajante se acostume a agir com criatividade para ultrapassar os obstáculos e chegar ao seu destino. Esse espírito pró-ativo é essencial na vida profissional.

3.   Gestão do Tempo

Quando viajamos, a gestão começa antes de sair de casa: calcular o tempo necessário para se arrumar e chegar no aeroporto. Mais tarde, temos que estar atentos aos horários e se adaptar ao que o comércio e estabelecimentos de alimentação.

4.   Gestão dos imprevistos

Os imprevistos que acontecem nos ajudam a sermos pessoas mais flexíveis e mais pacientes, não só durante esta jornada, como mais tarde nas adversidades da rotina profissional.

5.   Superação de metas

Muitas viagens são inesquecíveis pelo que você teve coragem de fazer. Saltar de asa delta, ir numa montanha russa, dirigir por uma estrada nova, acampar, ou simplesmente ficar em um albergue pela primeira vez. Estes são tipos de experiências que fazem você perceber que é capaz de ultrapassar os medos e os preconceitos da sua vida e, principalmente, encarar os novos desafios.

6.   Networking

Viajar também pode ser proveitoso para expandir a sua rede de contatos profissionais. Seja por acaso, ou numa ida proposital a um evento, congresso ou feira, é sempre muito útil conhecer novas pessoas da área profissional, trocar experiências sobre o seu mercado e fazer possíveis novas parcerias e, quem sabe, futuros clientes.


Lucas Scapini Partner, Head Of Customers, Diretor Comercial

0 comentário

© 2023 por Equipe de TI do IT.