top of page

Webinários: iniciativa do SETCESP ajuda empresários no período de crise


A pandemia do novo coronavírus nos forçou a mudar diversos hábitos e aprender a lidar com o que podemos chamar de “novo normal”. Ainda estamos nos acostumando com as diferenças, mas já percebemos que algumas tendências vieram para ficar. Uma pesquisa do Youtube apontou que as buscas por conteúdo ao vivo cresceram 4.900% no Brasil durante a quarentena. Além disso, os serviços de streaming também estão aumentando seus resultados durante o período, o Globosat por exemplo, teve um crescimento de 123% em relação ao mesmo período de 2019. Essa é uma tendência global e que certamente continuará mesmo após o fim da pandemia da Covid-19.


Aqui no SETCESP tivemos excelentes resultados em termos de comunicação neste período, saltamos de uma média de 15.000 visitantes em nosso portal (dados de janeiro de 2020) para 50.604 em maio. Nas nossas mídias sociais passamos de 18.000 seguidores para 20.477 em apenas três meses, idem com os assinantes da nossa linha de transmissão de Whatsapp que era de 92 pessoas no início de 2020 e hoje temos mais de 597 cadastradas, recebendo conteúdo e informações relevantes para seu dia a dia. Ou seja, algo mudou, não voltará ser como antes e todos nós tivemos que nos adaptar.


Esse momento de migração “forçada” para o mundo online fez com que as empresas também se adaptassem, o Webinar ganhou ainda mais força e vem se apresentando como um meio extremamente importante de estudo e ensinamento para o público em geral e específico.


Para quem ainda não conhece, Webinar é um seminário em vídeo, ao vivo, com fins comerciais ou educativos e basicamente, serve como uma palestra online, gerando conteúdo e criando uma interação mais direta com o usuário. O conteúdo fica gravado e disponível por algumas horas ou dias para os inscritos, variando de acordo com a política de cada empresa. Essa ferramenta vem se mostrando cada vez mais útil para as organizações que visam otimizar e aperfeiçoar a comunicação com seu público ou associados.


O Webinário possui características que ajudam no seu bom funcionamento, como por exemplo a mescla de diferentes meios visuais como vídeo, infográficos, imagens e textos que atraem a atenção e o engajamento dos usuários, é um conteúdo que pode ser reaproveitado através de eBooks, posts no site, apresentações, podcasts e também, como é disponibilizado ao vivo, gera interação, troca de dúvidas e experiências com os usuários simultaneamente. Ou seja, é uma ferramenta completa que após a pandemia começou a ser melhor explorada e aproveitada pelo setor empresarial.


A educação on line já estava no “radar” do SETCESP, mas confesso que a pandemia antecipou nossos planos e isso foi ótimo. Foi pensando nessa nova possibilidade e buscando trazer um conteúdo diferenciado e positivo para seus associados, que o SETCESP lançou sua plataforma de EaD, que incluirá tanto a realização de Webinar (ao vivo) como a modalidade de cursos gravados.


Mas para atender ao momento atual, desenvolvemos a primeira série de webinars: Caminhos para a Retomada. O projeto da entidade conta com três cursos que abordam assuntos de relevância para quem deseja saber como adotar medidas durante a pandemia do novo coronavírus e da crise econômica desencadeada por ele.


O primeiro curso “Gestão de fluxo de caixa na crise” foi apresentado ao vivo no dia 10 de Junho, o segundo curso “Inovação para crescer depois da crise” foi apresentado no dia 17 de junho e a série terminará no próximo dia 24 de junho, com o tema “Como lidar com conflitos em empresas familiares”.


Neste meio tempo, estamos fazendo as gravações dos cursos online, com novidades, pois, além daqueles que já estavam contemplados em nossa carteira de cursos presenciais, estamos preparando conteúdos diferentes, cujo lançamento está previsto ainda para o mês de julho.


Acreditamos muito neste modelo, como uma alternativa plenamente viável e factível para a educação, por isso nos adaptamos brevemente ao mercado, para não deixar nossos associados desamparados de informação e conhecimento quando eles mais precisavam. E tão logo seja possível, retomaremos também com nossos cursos e eventos presenciais, cuja possibilidade e oportunidade de networking e interação entre as pessoas é de extrema importância e nunca deixarão de existir, afinal, somos seres sociais.


Ana Jarrouge, Presidente Executiva da SETCESP


0 comentário
bottom of page