top of page

A cultura organizacional no transporte rodoviário de cargas


Empresas que pretendem evoluir nos seus negócios precisam ter um ponto de partida e um de chegada. Estabelecer, nesse processo, uma boa cultura organizacional, ajuda a traçar os objetivos e evitar que a instituição estagne. Por outro lado, construir uma cultura sólida depende de investimento e tempo, além dos conhecimentos certos para evitar erros de condução.


Sendo assim, escrevi este artigo para ajudar os gestores da área de TRC a conhecerem mais sobre o assunto e como ele pode beneficiar a sua empresa.

Resumidamente, ela é os valores, missão e visão de uma empresa a serem estabelecidos periodicamente. Contudo, não é fácil construir cada um desses fatores, ainda mais quando, no caso da visão, demanda atualização.


Fomos cuidadosos e construímos a cultura da empresa de nossa família ao longo dos anos, com experimentação e atenção em como extrair o melhor das qualidades que possuímos. O fato de termos a estrutura familiar ajudou, pois os compromissos, valores e políticas já existiam desde a criação. Percebemos a diferença, sobretudo, nos momentos de discordância, em que os nossos colaboradores sempre demonstram respeito, mesmo em possíveis atritos de ideias.


Ao instituir uma cultura, os objetivos tornam-se mais claros e os colaboradores conseguem entender melhor aonde a empresa quer chegar. Dessa forma, o trabalho se torna objetivo e as metas definidas com clareza.


Ao entender os princípios da empresa, os colaboradores aumentam o engajamento por saber o porquê de estarem trabalhando, e os conflitos diminuem pela sensação de pertencimento ao serem incluídos na definição das ações a serem tomadas.


Colocá-la em prática envolve aplicações simples, como, por exemplo, um bom setor de comunicação interna e de recursos humanos – com modelos eficientes de treinamento e seleção. Essas são formas de proporcionar uma cultura melhor e evitar a existência de problemas futuros, com profissionais que não se enquadram na proposta da empresa.

A cultura é o que norteia os rumos da nossa empresa, por isso, cremos na importância de chamar a atenção dos profissionais do TRC para sua importância.


Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

0 comentário
bottom of page