top of page

A família como aliada na vida profissional


Ter uma perspectiva de carreira profissional bem-sucedida é uma meta vista constantemente na lista de muitos profissionais, e vemos todo esse comprometimento com esforços diários e contínuos. Mas, o principal problema é que um dos pilares que cobre as necessidades básicas do ser humano é se sentir útil, ser reconhecido e perceber que isso faz a diferença na sua vida, e das pessoas ao seu redor.


Nessa busca, um grande número de profissionais acaba se perdendo, interrompendo o equilíbrio entre várias partes do seu universo, pois ficaram muito focados somente no desenvolvimento profissional, e acabaram deixando de lado um dos principais aliados nessa luta: a família.


Segundo um estudo publicado no Academy of Management Journal, o comprometimento com a família pode ser um grande incentivo na vida profissional, ou seja, funcionários que sentem que o seu emprego é importante para o apoio da sua família trabalham mais e melhor do que aqueles que não têm essa motivação.


Os pesquisadores chegaram a essa conclusão depois de acompanharem um grupo de mulheres que trabalhavam na leitura de códigos de barras na fronteira do México com os Estados Unidos. Para qualquer funcionário, o trabalho em si não é uma coisa interessante, eles não têm motivação natural, porque nessa situação o trabalho não é um "agente realizador". No entanto, as mulheres que demonstraram maior comprometimento familiar nas entrevistas foram 10% mais produtivas que as demais funcionárias.


O ativo mais valioso de um indivíduo é sua família, e ela é a principal razão para se tornar um profissional destacado e estabelecer uma carreira de sucesso. Portanto, não há dúvida de que mantê-la completa e unida é a maior prioridade. Uma tarefa complicada atualmente, mas que vale muito a pena investir.


Mas o que podemos fazer para conseguir alcançar esse equilíbrio? Listo aqui algumas dicas práticas que tem me ajudado muito:


1. Dívida suas dificuldades



Às vezes acabamos descontando, mesmo sem perceber, algumas frustrações na família. Falar sobre o trabalho é bastante diferente de levar trabalho para casa, e ajuda a evitar conflitos causados por chegar estressado. Converse para ajudar a aliviar a tensão, peça conselho, uma visão de fora pode ser um insight valioso. Você verá a diferença





2. Estabeleça horários específicos e prioridades


Sabemos que muitas áreas e segmentos é praticamente impossível não levar trabalho para casa, ou ao menos ter que resolver alguma situação ao telefone. Mas procure ser pontual, estabelecer locais e horários específicos para atender esse tipo de situação. E tenha sempre planos alternativos para possíveis problemas que possam surgir fora do horário de expediente.






3. Seja eficiente no trabalho

Buscar ser mais eficiente no dia a dia do trabalho ajuda a alcançar o ponto anterior, além de ser mais produtivo. Os ralos de produtividade podem consumir nosso bem mais precioso: o tempo. Usar agenda física ou online, preparar melhor as reuniões para serem mais produtivas, evitar distrações como rede sociais no trabalho, conversas que não vão agregar valor ao trabalho, ir direto ao ponto nos e-mails ou ligar para agilizar a solução são itens que contribuem para a produtividade.



4. Tenha momentos exclusivos para a família




Quando estiver em algum evento ou momento especial com a família, faça como se estivesse em uma reunião de trabalho: não atenda celular e se dedique ao que está acontecendo. Sua família vai valorizar muito sua atenção plena nesses momentos. 






Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page