top of page

A importância da logística portuária



Para quem trabalha com atividades logísticas, compreender os diversos segmentos que o setor tem é fundamental para contribuir com a expansão do mercado. Portanto, trouxe neste artigo um fator extremamente importante para a nossa área, a logística portuária. Esse tipo de logística é muito comum em vários países e envolve operações como transporte, carregamento, descarregamento e transações a nível nacional e internacional, além de concentrar muitos trâmites fiscais e aduaneiros.


De acordo com o relatório do Plano Nacional de Logística de Transportes (PNLT), atualmente, cerca de 13% das cargas brasileiras são transportadas pelo modal marítimo através da navegação de cabotagem, enquanto 90% do comércio internacional é feio pelo longo curso.


Sem dúvidas, o transporte marítimo representa o principal meio de ligação entre os países e a infraestrutura está, cada vez mais, em crescimento em diversos lugares, visto que o futuro é termos ainda mais a utilização desse modal para o progresso logístico e, consequentemente, para a evolução econômica e social dos territórios mundiais.


Hoje, somente no Brasil encontramos cerca de 175 instalações portuárias de carga, incluindo portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Dentre eles, temos como principais o Porto de Santos, no qual a abrangência corresponde a quase 70% do PIB do Brasil e estima-se ter 25% do comércio exterior brasileiro, e o Porto de Paranaguá, considerado o maior porto exportador de produtos agrícolas do país e, apenas em 2020, apresentou mais de 57 milhões de toneladas de movimentação de produtos.


As empresas que trabalham com o transporte de contêineres, assim como o Grupo Rodonery, possuem total relação com os portos, pois todas as cargas que transportamos chegam ou saem por eles. Portanto, contar com terminais portuários que tenham suporte e ótimas condições é primordial nesse processo.


Vale ressaltar que temos muito orgulho em atender os portos da região sul do país, por onde conseguimos enviar cargas para todo o território nacional. Atuamos com os portos: Paranaguá/PR, Itapoá/SC, Itajaí/SC, Navegantes/SC e Rio Grande/RS.


Como benefícios da logística portuária, encontramos a otimização de custos, o ganho de tempo que permite a entrega mais rápida ao cliente, principalmente das exportações elevando o Brasil a nível e reconhecimento internacional para nossa economia, e maior segurança no transporte dos produtos através do acondicionamento em contêineres.


Consideravelmente, essa atividade logística é muito importante para o desenvolvimento econômico do nosso país, além de ser um facilitador do comércio internacional, empregando muitas pessoas e contribuindo para muitos municípios. Não há como falar em logística, sem falar dos portos.


Luiz Gustavo Nery, Diretor Comercial no Grupo Rodonery

0 comentário
bottom of page