top of page

A importância da valorização do motorista


Como costumo dizer, a operação de transporte é como uma engrenagem, que depende da harmonia de todo o time, seja administrativo, seja operacional, além do próprio motorista, que é a peça fundamental dessa sincronia.

E sendo essa peça fundamental, o motorista precisa ser cada vez mais valorizado, uma vez que é responsável pelo sucesso da entrega, pelo transporte seguro da carga até o destino final, além do papel de condução de uma máquina que custa aproximadamente 1 milhão de reais.


É importante ressaltar que uma remuneração justa é fundamental, mas sua valorização vai além da questão apenas monetária de bônus e salários, mas diz respeito ao investimento feito nele próprio. Cursos, eventos, premiações que capacitam e motivam cada vez mais os motoristas.


Na Serafim Transportes buscamos um caminho que una qualificação com remuneração, promovemos palestras, treinamentos e temos um plano de pagamento variável que busca valorizar o motorista por desempenho, uma vez que são pontuados conforme a sua condução. Temos também o “Motorista do Mês” e o "Motorista do Ano'', onde o vencedor da premiação anual ganha uma viagem com passagens aéreas e hotel com direito a acompanhante para comemorar.


Outro ponto importante é que o investimento no motorista impacta diretamente o desempenho da empresa, treinamentos como direção econômica, por exemplo, onde a condução do veículo dessa maneira, seguindo as instruções e o manual do fabricante, traz um ganho financeiro com a economia de combustível, de pneus e de manutenção.


A direção defensiva é outro exemplo de treinamento que beneficia tanto o próprio condutor quanto a empresa, uma vez que além de desenvolver nos motoristas uma condução segura, evitando acidentes e prejuízos com a carga, também garante a segurança da sociedade.

Pois bem, como observado, a valorização e qualificação do motorista só traz efeitos positivos e é algo que as transportadoras devem sempre investir, uma vez que será benéfico a todos.


Geovani Serafim, Fundador Presidente da Serafim Transportes & Logística

0 comentário
bottom of page