top of page

A importância dos livros na vida profissional


A leitura é uma ferramenta fundamental na formação pessoal e profissional, estando diretamente ligada ao aprendizado e desenvolvimento do raciocínio e do conhecimento. É por intermédio dela que o indivíduo quebra fronteiras e descobre novos mundos sem sair do lugar. Ler é um processo de expansão de si mesmo, abrindo assim o caminho do despertar de seu potencial pleno.

Quando desenvolvemos este hábito, apuramos nosso senso crítico. Isso quer dizer que passamos a analisar de forma mais racional os fatos que acontecem ao nosso redor, evitando assim a alienação. Além disso, a leitura nos ajuda na expansão do vocabulário, na melhora significativa na escrita, maior capacidade de persuasão, abertura de aprendizado, expansão do repertório cultural e melhora na qualidade das relações interpessoais.

Nos dias atuais, as empresas precisam de profissionais extremamente qualificados para ocupar seus cargos. Os melhores, serão aqueles que são capazes de administrar com excelência seu trabalho, de relacionar-se para com seus colegas, clientes e fornecedores, de se comunicar bem pessoalmente e também por escrito, aqueles que estão aptos para montar apresentações, vender ideias e colaborar com o crescimento de uma instituição, que coincidentemente são todos os tópicos citados acima, adquiridos com a leitura.

Mas, é importante lembrar que o ato de tornar-se um leitor, requer motivação, foco e persistência. Nossa mente precisa de cuidados, nossa vida pessoal, das relações, e nossa vida profissional, de excelência e determinação. A leitura se torna uma grande aliada nessas horas.


Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page