top of page

A logística como ferramenta de gestão


Neste artigo, vamos retomar caminhos mais técnicos do nosso segmento. Atualmente no mercado empresarial, muito se discute sobre a logística e suas vertentes. De um lado, ela é vista como forte aliada na redução de custos. Do outro, preocupa-se com a concorrência pelo mercado, buscando a implementação e visando maneiras de se atingir o cliente. 

Os estudos logísticos surgiram da grande necessidade que os militares encontravam nas frentes de batalha para a reposição de fardamentos, na alimentação e no alojamento. Nos dias atuais, a logística é utilizada como ferramenta administrativa que auxilia o gestor na redução de custos e prazos de entrega. Segundo Ronald H. Ballou, “A logística empresarial estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle [...]’’ 

Como visada e conceituada por vários autores, a logística é o processo que facilita o planejamento, o controle e a cadeia produtiva de uma empresa. No segmento industrial e comercial, é uma ferramenta indispensável em sua abordagem e organização. Considera-se que a logística é a ferramenta com maior capacidade de utilização por diversos segmentos de mercado, ressignificando o processo de gestão das empresas e controle de materiais e documentos. 

Quando bem implementada, a logística reduz custos e eleva o nível do serviço, e não pode ser um elemento dispensável em nenhum segmento de mercado. 

Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário
bottom of page