top of page

Alternativas logísticas para importação de produtos



No contexto histórico, definição de logística internacional foi originalmente criada para fins militares. Sua prática era usada para gerenciar inicialmente, o envio e recebimento de carregamentos com munição, alimentos e recursos, além de transportar pessoas e também, auxiliar estratégias de defesa e ataque.


Atualmente, o conceito se baseia no conjunto de ações que tem como objetivo a organização de atividades e transações comerciais entre clientes, compradores e fornecedores de diferentes países. O Brasil possui relações comerciais com muitos países, dentre os principais podemos destacar China e Estados Unidos que exportam vários tipos de produtos para o Brasil atualmente, sendo para uso pessoal ou revenda em território nacional.


Para uma negociação de sucesso, são necessários alguns passos como estar disposto a aprender sobre seus fornecedores internacionais, estudar sobre negociações e regras internacionais e conhecer suas opções de transporte para logística internacional.


Quando falamos sobre esse tipo de logística, existem três formas para se trabalhar com o transporte de mercadorias: marítima, aérea ou rodoviária. É essencial analisar qual delas atende as necessidades do momento, e também, de custos do frete e especificações dos produtos transportados.


Um dos fatores que exerce grande influência na atividade de importação é a forma como os produtos serão transportados. Os custos e os prazos de entrega implicarão no preço de venda em território nacional e, na viabilidade para o negócio.


Marcos Teixeira, Diretor da Costa Teixeira Logistics

0 comentário
bottom of page