top of page

Como a “Arrancada de Caminhões” ajudou minha vida profissional


Quem nunca quis viver altas adrenalinas na vida? Pois bem, eu achei esse caminho na Arrancada de Caminhões. Aqui na cidade, os meninos que tinham qualquer contato com caminhões se imaginam um dia estar correndo nessa atividade, e eu não era diferente.

Mas o que é a Arrancada de Caminhões?

Segundo algumas pessoas, a Arrancada de Caminhões aqui no Brasil, foi realizada há mais trinta anos, em fevereiro de 1986, no Balneário Arroio do Silva, em Santa Catarina. Foi o primeiro km de corrida de caminhões e foi considerada pela Revista Caminhoneiro inédita na América Latina. Esse evento tem o objetivo de reunir diversos pilotos de todo país e apresentar as “máquinas” automobilísticas personalizadas, além de cativar o público com sua velocidade.

Uma vez por ano, os homens e mulheres tiram o uniforme de trabalho, colocam a roupa de piloto e desfilam com seus caminhões cheios de adesivos e personalidades, tornando-se estrelas nas pistas. O ambiente de uma competição, a busca constante pela melhor performance, a adrenalina e amizade que são feitas, até mesmo as situações mais estressantes, são momentos que nos marcam, e só quem vive isso consegue descrever e aproveitar.

Essa identificação com o automobilismo, começou com o meu pai, que me levava para acompanhar suas corridas com os seus amigos, e eu, curioso, mal podia esperar a oportunidade de um dia ser um daqueles pilotos sentindo a vibração do motor com quase 1.000cv, pulsando no mesmo ritmo que a adrenalina do meu corpo.

Quando chegou a minha vez de participar, porém, reconheci que não era tão simples como eu imaginava. Era muito mais do que os olhos viam nas pistas. Essas competições nos ensinam constantemente sobre como melhorar a sua vida pessoal e profissional. Hoje, percebo como isso me ajudou a valorizar a importância de termos pessoas ao nosso lado para nos ajudarem a alcançar nossos objetivos.

Não é somente ter o melhor caminhão e acelerar, se o piloto não tiver uma organização, motivação de equipe, planejamento, mecânica, relacionamento com parceiros e entre outros, não será suficiente para alcançar a linha de chegada. Por isso, ter esses pontos ao seu favor são fundamentais, e se estiver disposto a aprender pode ter certeza que sua evolução será notória.

Hoje, como empresário do ramo de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), que é responsável por mais de 65% da economia do país com a movimentação de diversos produtos pelas estradas, acrescento esses princípios no meu dia a dia para me desenvolver cada vez mais nesse setor tão responsável. No TRC, sabemos os desafios contínuos que enfrentamos e acredito que esse modal seja como uma grande corrida de caminhões, onde pequenos erros e descuidos podem te desclassificar, mas que os excessos te obrigam a parar. O equilíbrio precisa estar de forma alinhada com aquilo que você pensa e deseja, pois perder o controle, pode botar tudo a perder. Talvez seja por isso que entrar de cabeça é tão difícil de sair.

Franco Scarabelot Gonçalves, Gerente Administrativo da TKE Logística.

0 comentário
bottom of page