top of page

Como a COMJOVEM tem ajudado no desenvolvimento de jovens empresários?


Como muitos de vocês já sabem, a Comissão Nacional de Jovens Empresários e Executivos da NTC&Logística (COMJOVEM) é um grupo específico que visa o desenvolvimento e capacitação dos jovens empresários do transporte rodoviário de cargas para que ocupem cargos de liderança nas empresas e entidades de classe do setor em todo o país. O grupo foi criado em 2008 inspirado em uma experiência bem-sucedida do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região - SETCESP, e ano após ano, vem auxiliando e aumentando a visibilidade do setor como um todo para as futuras gerações.


A capacitação dos jovens empresários é essencial para que o TRC consiga continuar evoluindo durante os próximos anos. Desde seu surgimento, a comissão tem proporcionado um ambiente de troca de informações, aprendizado e crescimento mútuo, através de palestras, reuniões mensais, visitas técnicas, encontros regionais e nacionais.


Para entendermos melhor como a comissão tem ajudado nesse desenvolvimento, convidei Ana Jarrouge, ex-coordenadora nacional da COMJOVEM e Rafaela Cozar, coordenadora do núcleo de Campinas. Mulheres que admiro e que possuem uma grande influência tanto na comissão, quanto no setor como um todo.


Em conversa com a Ana, concluímos que a comissão é uma oportunidade incrível e imperdível, uma vez que propicia ao jovem participante contato direto com demais jovens do segmento de transporte que estão passando pelo mesmo processo de adaptação e desafios em suas empresas. Entendemos que o compartilhamento de experiências, dúvidas, informações e ideias, além do próprio networking, faz com que as empresas (no caso de herdeiros) e seus colaboradores (no caso de executivos) participantes ganhem conhecimento constante, dinamismo e velocidade. Competências essenciais no mundo em que vivemos atualmente.


O grupo já possui núcleos em todo o Brasil, o que facilita a participação de qualquer jovem empresário com interesse em seu desenvolvimento. Rafaela apontou um ponto extremamente importante em nossa conversa, quando disse que a COMJOVEM atua como um elo que liga esses jovens empresários e que o grupo conecta pessoas de diferentes regiões, diferentes segmentos, e transforma tudo isso em uma troca de aprendizado única.


A cada ano a COMJOVEM tem evoluído e seguido sua missão de desenvolvimento das futuras gerações do setor. Em 2020 devido a pandemia, tivemos que nos tornar mais digitais. As reuniões de núcleo foram feitas por aplicativos, os encontros regionais e nacional foram digitais, ou seja, mesmo com as dificuldades da pandemia, o grupo estreitou as relações e se fortaleceu.


Hoje, o jovem empresário que participa dessa e de outras comissões preparatórias se sente preparado para assumir responsabilidades mais cedo. Nós três acreditamos que a diferença de quem está dentro das comissões é a integração e a capacidade de crescer juntos, através de entidades representativas e atuantes. Na nossa visão é uma percepção pessoal e coletiva, e o mundo está mudando para abraçar as pessoas capazes de crescerem juntas. Do contrário, o próprio tempo levará ao isolamento, onde não há reconhecimento por parte da própria sociedade e por consequência, não há crescimento sustentável para empresa que atuar de forma isolada no longo prazo.


Participo da COMJOVEM desde 2018, e de lá para cá evolui muito como profissional. Este ano tive a honra de receber o convite e assumir a coordenação do núcleo do Sul de Santa Catarina, e acredito que esse novo desafio será ainda mais benéfico para a minha carreira.


Priscila Zanette, Diretora da Ouro Negro Transportes

0 comentário
bottom of page