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Como a Flash desenvolve seus colaboradores e traça planos de crescimento

Atualizado: 1 de set. de 2020

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn sobre tendências de recrutamento e planos de carreira, mostrou que 42% dos líderes de equipes de atração de talentos se preocupam com a conservação dos colaboradores e 22% das empresas entrevistadas revelaram ter um programa de oportunidades de avanço profissional bem definido. Além disso, o levantamento mostra que os recrutadores que se preocupam com a retenção de funcionários precisam fazer do recrutamento interno uma oportunidade.

Aqui na Flash Courier, sempre tivemos esse princípio para dar oportunidade de crescimento interno para os colaboradores. Hoje a maior parte do nosso time gerencial é composto de pessoas que começaram de baixo e conhecem tudo da nossa empresa. São as pessoas que ajudaram a formar a cultura e os serviços do nosso negócio.

Essa cultura de desenvolvimento criou uma diversidade de pessoas fantástica na empresa, seria desperdício não olhar para esse time na hora de promoções. Por isso, quando um determinado gerente precisa de novo cargo, ele busca internamente pessoas com o perfil adequado para a vaga com as demais áreas, assim o nosso Recursos Humanos aplica os critérios de seleção, os aprovados recebem a promoção e mudam de cargo. Como falei, esse ciclo cria uma cultura de desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, pois eles percebem e entendem que podem chegar a outros cargos, dependendo apenas do seu trabalho e perfil.

Quando surge uma vaga, muitas empresas olham para as opções do mercado antes mesmo de considerarem seus próprios colaboradores. Porém, privilegiar a própria equipe não só é um comportamento adequado, como pode trazer inúmeras vantagens para a continuidade e crescimento do negócio. O mercado de trabalho vem sendo formado por profissionais que buscam novas experiências, oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Essa permanente busca pela garantia de posições de destaque no mundo corporativo leva as empresas a pensar em novas soluções para reter e motivar seus talentos.

Nós não temos um plano de carreira pré-estabelecido para cada colaborador, damos a liberdade para que cada um faça a sua carreira. Essas promoções internas são feitas de forma sistemática, temos um processo de entrada bem rigoroso, ou seja, a seleção é feita em diversas etapas. Gostamos de pensar que temos hoje somente pessoas eficientes, que auxiliam no desenvolvimento da empresa e que podem alcançar cargos de importância dentro da nossa organização. Possuímos profissionais com todos os tipos de ambição e diversos perfis, infelizmente não podemos promover todos na velocidade que gostaríamos, mas fazemos isso na medida em que conseguimos evoluir e crescer a empresa.

A opção por um recrutamento interno simplifica e extingue diversas etapas como divulgação, testes, entrevistas e afins. Além disso, por já ter conhecimento do perfil do colaborador, os métodos de seleção são focados em temas específicos da nova função. Acreditamos que essa política é extremamente saudável e eficiente. Quando os colaboradores crescem junto, a cultura da organização é fortalecida e os propósitos se estabelecem em conjunto com os da empresa.



Guilherme Juliani, CEO da Flash Courier

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