top of page

Como o histórico familiar da Zorzin Logística influenciou minha carreira


No cenário brasileiro, tenho observado que a grande maioria das empresas do mercado são de origem familiar. Segundo dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas nascem do espírito empreendedor de muitos brasileiros, convergindo com oportunidades que permitem a concretização destes sonhos.

Deste modo, as empresas familiares são responsáveis por 65% do nosso Produto Interno Bruto (PIB) e 75% dos empregos no país. As empresas hoje se inter relacionam com empresas familiares o tempo todo, até porque, como tenho notado, esse é o perfil mais disponível.


Posso dizer que nosso histórico familiar influenciou completamente minha carreira no setor de transporte rodoviário de cargas (TRC). Desde criança sempre estive ao lado do meu pai na transportadora, cresci no meio dos caminhões, motoristas e ajudantes.


Apesar de ter conhecido outras áreas nunca me vi fora, de fato, desse ramo. Em todas as áreas que estudei, sempre colocava o transporte como base para aplicação dos conhecimentos que adquiri ao longo dos anos. Portanto, para mim, sempre foi um fato a continuidade na empresa junto com o meu irmão.


Acredito que este modelo empresarial pode trazer uma série de diferenciais, principalmente na prestação de serviços. Uma empresa familiar costuma apresentar um porte menor, o que pode oferecer um relacionamento mais estreito com o cliente. Deste modo, venho acompanhando que é mais fácil identificar soluções mais rápidas e simples, traçando alguns pontos de atenção.


Empresas geridas de forma responsável, dentro de padrões e critérios que priorizam uma administração profissional, além de possuir um planejamento de sucessão e visão descentralizadora, podem também oferecer segurança e confiança aos seus parceiros, tanto quanto empresas que tenham outro formato.


Dito isto, tenho notado que o perfil familiar não interfere na parte administrativa. Apesar de ser uma empresa familiar, todos os controles e a gestão da Zorzin são pensados de forma extremamente profissional. Por isso, os departamentos administrativo e operacional são geridos de forma independente, porém alinhados.


Acredito também que este modelo empresarial influencia no planejamento do futuro da empresa, de modo que é preciso que um plano de sucessão seja desenhado e acompanhado pelos sócios. Com isto, venho percebendo que os resultados têm sido bastante positivos, havendo uma continuidade homogênea dos serviços, seja por meio de herdeiros, contratação de membros que não sejam da família para a realização da parte administrativa, abertura de capital ou até mesmo a venda da empresa.


Gislaine Zorzin, Diretora Administrativa da Zorzin Logística

0 comentário
bottom of page