Como o skate contribuiu para minha jornada empresarial


Quando falamos em skate, imagino que boa parte das pessoas automaticamente pensa em jovens vestindo roupas largas e realizando manobras radicais. Realmente, muitos dos praticantes desse esporte se encaixam neste estereótipo, mas cada um deles carrega dentro de si muito talento e dedicação. Por este motivo, resolvi compartilhar uma reflexão feita por mim há alguns dias.


Acredito que para muitos, é praticamente impossível relacionar o skate com uma trajetória empresarial, muito menos no setor de Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). No entanto, este esporte trouxe valiosos ensinamentos para mim como profissional, os quais compartilharei neste artigo. Ter persistência é um dos fatores primordiais para que consigamos alcançar nossos objetivos, tanto na vida profissional quanto pessoal. O skate me ensinou que a rapidez com que eu tomo decisões impactam diretamente no resultado final do meu objetivo, é preciso pensar rápido e agir. Seja em uma manobra ou na gestão da minha transportadora, tenho notado que não podemos sentar e esperar que as coisas aconteçam. Decisões precisam ser tomadas para que principalmente as operações logísticas fluam, por isso demandam agilidade.


Este universo também reforçou a importância do respeito e humildade, acredito que um bom empresário também é capaz de escutar e aprender com outras pessoas. Principalmente no TRC, tenho acompanhado os resultados positivos gerados por meio de lideranças durante as operações. É por este motivo que reforço um aprendizado vindo do esporte: boas lideranças são capazes de influenciar aqueles dispostos a mudar.


O nosso setor exerce uma função essencial perante à sociedade, assim, precisamos que as transportadoras contem com profissionais comprometidos e qualificados, além de apostarem em treinamentos eficazes. Pude perceber que dentro das mais diversas modalidades esportivas, o sucesso já é atrelado à forma como você se dedica na ação. Por isso, não poderia deixar de aplicar essa lição dentro da Rodovico Transportes.


De uma forma simplificada, o skate é uma maneira do ser humano se locomover. No entanto, para aqueles mais radicais, temos as práticas de diversas manobras. Se a mente, o corpo e o equilíbrio não estiverem alinhados, dificilmente o skatista irá ter sucesso em sua manobra. Dessa forma, venho percebendo como esses três elementos atuam em minha vida empresarial. Se o corpo estiver exausto, dificilmente a mente conseguirá trabalhar de maneira fluida, impossibilitando que haja equilíbrio nas demandas do dia a dia.


Além de todos esses aprendizados vindos do skate que contribuíram para minha jornada profissional, tenho observado também a presença da modalidade no mercado. Para isso, busquei dados e encontrei uma pesquisa realizada pela SGI Europe (Sports Good Intelligence) em parceria com a ASF (Adventure Sports Fair) e com a promotora de eventos esportivos ISPO. O estudo aponta que o Mercado do Skate no Brasil conta com mais de R$1 bilhão ao ano em vendas de roupas e acessórios, enquanto o setor de calçados movimenta R$40 bilhões por ano no Brasil, segundo o IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística).


Por fim, convido todos a refletirem como algumas modalidades esportivas, como o skate, podem agregar ensinamentos em diversas áreas de nossas vidas. Além, de claro, se mostrarem relevantes no cenário econômico de nosso país e contribuírem para o seu desenvolvimento.

Diego Nazari, Diretor de desenvolvimento de negócios

0 comentário