top of page

Como superar os desafios do segmento logístico no Transporte de Cargas?


Na logística de transporte, é necessário entender que seu papel vai muito além do manuseio de carga. Atualmente, o campo ocupou uma posição estratégica dentro da organização e estendeu sua influência a outros segmentos, como suprimentos, vendas e até finanças. 


A logística lida com o planejamento, execução e controle das tarefas de transporte, movimentando e armazenando carga de maneira eficiente. Isso é muito importante para o planejamento estratégico e a competitividade da empresa, pois controla todos os processos dentro e fora do transporte, a fim de otimizá-lo. 


Os gestores buscam constantemente coordenar os processos logísticos para que as funções de suprimento, armazenamento, produção e distribuição funcionem de maneira integrada. Isso significa que todos os elos da cadeia de suprimentos, de fornecedores a consumidores, devem trabalhar para executar suas tarefas com mais precisão. 


No entanto, o mercado enfrenta alguns desafios, como a concentração no modal rodoviário, a falta de profissionais, o frete, a ausência de segurança no transporte de cargas e a terceirização dos serviços logísticos, trazendo certa insegurança para os profissionais da área. 


Apesar disso, devemos nos organizar para a implementação de algumas medidas afim de solucionar os problemas. Entre eles estão: 


1. Aplicação de conceitos de inteligência e alta performance 

Esse tipo de aplicação é o passo inicial para a retomada dos planos de logística, partindo de uma perspectiva estratégica, para a implementação na cadeia setorial. 


2. Programas de gestão de risco 

Para promover melhorias, os gestores devem adotar medidas essenciais como a capacitação de sua equipe, e analisar o resultado de todas as decisões tomadas quanto ao processo de logística, adotando um programa de gestão de riscos estruturado. 


3. Tendências e inovações de logística 

Para maximizar sua eficiência, as empresas devem estar atentas às tendências de mercado. Isso permitirá a realização de todos os processos gerenciais necessários para o aumento da produtividade e economia de recursos. 


4. Diversificação de modais 

O uso de modais alternativos alivia o fluxo de veículos nas estradas, possibilitando maior alcance e eficácia na entrega de produtos. 


5. Medidas preventivas de segurança 

A contratação do seguro reduz os prejuízos causados por roubos, mas não isenta a responsabilidade das empresas de investir em medida preventiva. Essas medidas envolvem questões essenciais do planejamento de rotas, e consistem em capacitar motoristas e colaboradores. 

0 comentário
bottom of page