top of page

Competências Comportamentais: Ética e Prudência


No último artigo da série, quero provocar a reflexão, para que possamos juntos, mudar as estatísticas. Segundo dados da pesquisa “A ética nas organizações”, realizada pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC), 76% das empresas entre privadas e públicas, têm códigos de ética, e 66% oferecem ferramentas anônimas para funcionários reportarem condutas antiéticas.


Nessa mesma pesquisa, temos também o lado oposto. Ao passo que as empresas possuem esse tipo de ferramenta, 90% dos profissionais não reportariam condutas antiéticas no ambiente de trabalho por medo do gestor, ou até mesmo, da quebra de confiança no ambiente. Mas, até que ponto isso não seria prejudicial a sua vida pessoal e profissional?


No âmbito profissional, a ética e a prudência andam lado a lado. A prudência é uma virtude indispensável para exercer qualquer profissão e até mesmo para a adoção de atitudes éticas. Essas condutas geram reflexos positivos, tanto para a organização quanto para os empregados, aumentando a produtividade, estimulando a harmonia no ambiente de trabalho e auxiliando no desenvolvimento profissional da equipe.


Estimular este comportamento deve ser um objetivo visado por todos que fazem parte do meio corporativo. E isso pode começar por você, gestor, encorajando o relacionamento saudável, incentivando as práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, contribuindo para a construção do ambiente de trabalho.


Com isso, quero finalizar essa série dizendo que é essencial analisar nosso comportamento no âmbito pessoal e profissional. As competências profissionais devem ser uma extensão do nosso comportamento pessoal, partindo do pressuposto de que todos, sem exceções, possuem ou sentem vontade de desenvolvê-las. A vida não vem com manual, mas é nosso dever torná-la melhor por cada um de nós, e de nossas gerações. Sabe aquele ditado: Não faça para os outros o que não gostaria que fizessem para você? Essa reflexão que precisamos levar conosco todos os dias.


Rafaela Cozar, Diretora de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística


0 comentário
bottom of page