top of page

Dia do Caminhoneiro: datas, significados e a valorização do trabalho diário


Hoje é celebrado o Dia do Caminhoneiro no estado de São Paulo. Data esta, que também é celebrada em julho e setembro. Este fato aguçou minha busca por significados que dessem sentido à repetição de datas, e por isso, trago minhas conclusões a vocês neste artigo como forma de celebrar e evidenciar esses heróis da estrada. 


Assim como em muitas profissões, existe um dia específico para celebrar os caminhoneiros. Esses profissionais tão dedicados que por vezes, passam dias longe de suas famílias para garantir seu sustento e ainda manter o país funcionando. Como disse anteriormente, esses profissionais essenciais possuem três datas oficiais (e corretas) para a celebração de seus ofícios. Dentre elas, estão: 


30 de junho: Dia do Caminhoneiro no estado de São Paulo

Surgiu em 1986, época em que o governador de São Paulo assinou uma lei que instituiu o dia 30 de junho para esta data, como uma celebração regional. 


25 de julho: Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas 

A data mais antiga e até hoje, a mais comemorada. Essa data não é propriamente para o caminhoneiro, mas sim, o dia de São Cristóvão, padroeiro de todos os motoristas. 

 

A história desse santo se passa no século III depois de Cristo. Sua canonização aconteceu no século XV e o que liga ao mundo dos motoristas é a passagem sobre a travessia de um rio. 

Portanto, o mês de julho acabou sendo considerado o mês do caminhoneiro por conta da data. Geralmente são realizadas feiras, festas e outros eventos para o pessoal da estrada. 


16 de setembro: Dia Nacional do Caminhoneiro 

Essa data foi instituída em 2009 e ficou definida como o Dia Nacional do Caminhoneiro. 

Apesar de 16 de setembro ser a data oficial, é em 25 de junho que mais se comemora. Existe também, uma igreja aqui no Rio Grande do Sul, às margens da BR-116, na altura do km denominada de Igreja de São Cristóvão, que possui o formato de um caminhão e é frequentemente visitada por esses profissionais. 


Com uma ou três datas, devemos sempre celebrar e valorizar esses profissionais que tanto nos ajudam e nos orgulham. Como disse anteriormente, são eles que nos mantém em tempos tão difíceis, e devemos olhar pra isso de um modo humano e visando a preservação e o cuidado à todos eles.  


 Um feliz (e seguro!) dia dos caminhoneiros ontem, hoje e sempre. 


Lucas Scapini, Diretor Comercial do Grupo Scapini

0 comentário
bottom of page