top of page

Dicas e princípios para alcançar uma empresa duradoura


No transporte de cargas, existem diversos processos e princípios para que o desenvolvimento empresarial neste segmento seja duradouro, saber ter um olhar crítico e analítico das ações que são tomadas dentro da sua empresa, talvez seja o principal fator para atingir esse objetivo. Como presidente da ABC Cargas, aproveito de diversos princípios e ensinamentos para ter longevidade na minha área de atuação.


Planejamento, estratégia, foco na gestão, transparência e boa comunicação são pontos fundamentais para as empresas que pregam uma boa gestão. Justamente por acreditar nesses ideais, separei algumas dicas fundamentais para uma manter a eficiência e saúde dos negócios.


Planejamento:


- Análise criteriosa do setor: O primeiro passo que a empresa precisa realizar é olhar para si mesmo e entender cada processo que desenvolve. Para isso, faça uma análise criteriosa do setor, levantando as necessidades, além de identificar os gargalos e demais pontos que necessitam de melhorias. Somente a partir dessas informações será possível definir um plano de ação, substituir o que precisa ser mudado e continuar otimizando o que já vem dando certo.


- Definição de metas e objetivos: Após identificar todos os pontos que precisam ser melhorados, as definições de metas e objetivos se fazem necessários, trazendo assim alguns benefícios, como por exemplo, redução do tempo de entrega, diminuição de custos, aumento nos números de entregas em determinado período, dentre outros.


- Implementação: Passando pelo processo de definição de metas, chegou a hora de fazer a implementação, ou seja, colocar em prática cada objetivo traçado e melhorias que sejam necessárias, uma delas é a tecnologia. As empresas sentem necessidade da modernização para adquirir resultados favoráveis e esse recurso deve ser recorrente para continuar o crescimento.


- Monitoramento das ações: Depois de aplicar todas as etapas anteriores, é preciso monitorar todas as ações e entender estão de acordo com as expectativas e correspondendo com os princípios aplicados. Essa análise pode ser feita, por meio de softwares que ajudam a verificar se o desempenho de cada área.


- Intervenções e ajustes: Essa etapa, significa alterar qualquer tipo de empecilho que possa estar no caminho, ou seja, com base nos dados do monitoramento das ações, irá identificar o que precisa ser aprimorado, para que a organização empresarial seja eficaz.


Foco na gestão e execução


Saiba que o processo é muito importante para que todas as dicas, sugestões e iniciativas possam ser executadas de maneira eficiente e que consiga trazer resultados. Para isso é importante fazer acompanhamento constante, avaliar resultados, desenvolver métricas e aprimorar o estilo de liderança, se adequando ao perfil do público que você atua.


Transparência e boa comunicação


Ao longo da minha carreira profissional sempre procurei me cercar de pessoas de bem e que estão alinhadas aos meus propósitos de vida. Sem parecer clichê, mas a valorização do time e suas competências, faz a empresa prosperar. Ter bom relacionamento e encarar as mudanças com sabedoria e competência, são caraterísticas importantes para uma boa comunicação.


Finalizando, as possibilidades para que sua empresa tenha sucesso e com certeza longevidade, em especial no transporte de cargas, são necessários passar por alguns processos que ajudaram a todos os requisitos citados acima, comecem a fazer efeito de forma constante, assim trazendo resultados benéficos para a empresa.


Danilo Guedes, Presidente da ABC Cargas



0 comentário
bottom of page