top of page

Diferenças entre o Mindset fixo e o Mindset de crescimento


O mindset é uma palavra americana, que significa “mentalidade”, mas que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial e atraído muitos olhares no mundo da psicologia. Basicamente, mindset é a forma como você organiza seus pensamentos e decide encarar as situações do cotidiano.


Segundo Carol S. Dweck, uma das maiores especialistas do mundo em psicologia social e de desenvolvimento, o sucesso não está exclusivamente vinculado a um talento ou habilidade especial, mas sim na forma como encaramos a vida, ou também, o Mindset.


Porém, entre as nomenclaturas, existem dois termos que definem diferentes tipos de pessoas, de um lado estariam as pessoas com Mindset Fixo e do outro as com Mindset de Crescimento.


Basicamente, a pessoa com Mindset Fixo acredita que a capacidade, habilidade e inteligência são fatores imutáveis do ser humano, ou seja, elas se mantem fixas durante todo o percurso da vida. Essa mentalidade faz com que as pessoas pensem que aprender é uma habilidade mais difícil do que realmente é, o que causa uma estagnação na vida pessoal e profissional. Os indivíduos com o Mindset Fixo costumam ser mais negativos e não conseguem encontrar ferramentas para se motivar e saírem da sua zona de conforto.


Já o Mindset de crescimento é completamente diferente. Os indivíduos com essa mentalidade acreditam que o conhecimento é contínuo e o ser humano pode sempre aumentar suas possibilidades, qualidades e habilidades. São pessoas com essa mentalidade que se tornam grandes líderes, empresários de sucesso e com uma grande carreira profissional.


As principais características desses indivíduos são o otimismo, disciplina e persistência, pois eles acreditam que não desistir é aprender com os erros e melhorar a cada nova tentativa.


É possível que pessoas com o Mindset Fixo evoluam e se desenvolvam. Mas, para isso é preciso que o indivíduo mude alguns de seus principais pensamentos e comece a seguir uma linha mais otimista, para ver os obstáculos como oportunidades, priorizar o aprendizado, pensar no processo e não apenas no resultado, cultivar o senso de propósito, aprender com as falhas e principalmente ser persistente.


No empreendedorismo, a melhor maneira de aplicar o mindset de crescimento é colocando suas ideias em prática e buscando conhecimento para implementá-los no seu negócio. Manter a ideia de crescimento contínuo também deve ser estabelecida nas áreas da empresa, para que o sucesso seja sustentável.


Por fim, acredito que estamos em constante evolução e que o aprendizado e o compartilhamento devem sempre ser cultivado. Pensando como os empresários, precisamos motivar nossas equipes a buscar esse conhecimento e a aumentar sua produtividade. Uma empresa precisa expandir o Mindset de Crescimento para além dos cargos de liderança e assim, conseguir impactar a vida e o crescimento pessoal e profissional do indivíduo e também da organização.

Joyce Bessa, Diretora Administrativa e Financeira da TransJordano

0 comentário
bottom of page