Diversidade Racial nas empresas


Segundo uma pesquisa feita pela DIEESE com as 50 maiores agências de propagandas do país apontou que apenas 3 CEOs eram negros. Entre os demais funcionários, a situação também não é muito favorável: apenas 3,5% dos trabalhadores das agências são negros. Esse estudo também, aponta que pessoas negras recebem 37% menos que pessoas brancas, e são a maioria entre as desempregadas, sendo 60% do total.  


Fazendo algumas pesquisas, pude notar que ao longo do tempo, as estatísticas reforçam o quão reduzida é a presença dos negros no grupo de dirigentes e gerentes das organizações brasileiras, e o quão atentos precisamos estar à isso em nossas empresas. Mas, para isso, algumas medidas são fundamentais para tornar uma organização mais diversa. Entre elas, estão:  

  • Ter políticas afirmativas com foco na contratação de pessoas negras, garantindo metas de atração na contratação; 

  • Na questão de inclusão, investir em campanhas de comunicação interna de apoio à diversidade;  

  • Treinamentos para todas as equipes é essencial para que se combata vieses inconscientes não apenas nos processos seletivos, mas também no dia a dia de colaboradores;  

  • Estabelecer canais de denúncia anônimos e avaliar com rigor esses casos de discriminação é importante para garantir um ambiente seguro e inclusivo para todos. 

Além disso, é importante se fazer a seguinte pergunta: estou tornando meu ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo? Visibilidade importa e faz diferença na trajetória de grupos esquecidos do ponto de vista histórico.


Rafaela Cozar, Diretor de Gestão e Inovação da Roda Brasil Logística

0 comentário

© 2023 por Equipe de TI do IT.