top of page

Empreendedorismo: disposição ou capacidade de idealizar


Coordenar e realizar projetos, serviços, negócios


O Brasil é um país de empreendedores, um levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostra que, em 2019, o país atingiu o número de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio. Com isso, as micro e pequenas empresas espalhadas pelo país já representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.


Empreender ultimamente é a palavra que mais escutamos no mundo dos negócios, muitos dizem que para ser empreendedor tem que nascer com esse espírito, e nesse ponto eu discordo plenamente. O empreendedor vem muitas vezes, sem perceber, desenvolvendo habilidades no decorrer dos anos. Alguns começam mais cedo, desde criança, simplesmente observando parentes ou amigos mais próximos que tem essa atitude.


Acredito que empreender é estar sempre aprendendo, evoluindo e errando, quanto mais erramos mas temos a chance de refazer de uma forma diferente que pode ser a certa.

Quando tratamos de empreender, não nos pode faltar resiliência, também muito utilizada nos meios corporativos, nos ensina a desenvolver uma habilidade importantíssima que mesmo diante a inúmeros problemas e dificuldades nos faz manter o foco, o equilíbrio, a atenção, o cuidado e a qualidade, habilidade importante para quem busca autoconfiança e excelência na sua gestão. 


Empreender é assumir riscos, que em alguns casos ter que recomeçar do zero, é ter foco naquilo que acredita e persistir até conseguir alcançar seus objetivos, e foco é uma das principais características do empreendedor. O Foco é o ponto para qual converge alguma coisa, desde a criação da empresa até para inserir novos segmentos dentro do mesmo negócio, sabemos que não é fácil conseguir manter o foco com tantos acontecimentos no dia a dia, tantas ideias e informações que chegam na palma das mãos em questão de segundos. O foco não se resume em olhar pra apenas dentro da própria empresa, mas precisamos focar também em estudar o mercado, ambientes externos e estudo da concorrência.


Nós empreendedores, temos um papel muito importante em sempre mantermos uma comunicação com todo o time, relembrando sempre os principais objetivos da empresa. Lembro de uma frase que resume o trabalho em equipe, ”se mantermos todos remando na mesma direção, faremos com que o barco chegue no porto com mais rapidez e segurança”. E uma das principais dicas que serve para todas as áreas do empreendedorismo, é ter paciência. Em alguns dias recebemos notícias ruins, mas no dia seguinte parece que a mesma noticia se torna uma oportunidade, a paciência transforma nossas emoções em razões, e não nos deixa tomar providências precipitadas.


Outra habilidade que precisamos sempre estar desenvolvendo e nos atualizando é a autoconfiança, perante seus colaboradores, fornecedores e clientes. É essencial mostrar que é uma pessoa determinada, confiante e proativa diante dos seus negócios, sabendo se comportar em diferentes adversidades e mostrando ser um gestor competente. O planejamento, além de ser de extrema importância para nossos negócios, nos traz uma autoconfiança necessária para alcançarmos o sucesso das empresas, buscando sempre a persistência e otimismo. 


Quem busca o sucesso dos seus negócios precisa estar sempre em constante aprendizado, estudar sempre sobre seu negócio, questões técnicas que te trazem segurança para falar sobre o assunto em público também desenvolve a habilidade do autoconhecimento.


André de Simone, Membro do conselho administrativo da Transita Transportes Ltda

0 comentário
bottom of page