top of page

KPI, O que é e como ajuda na gestão?


Dia após dia, tenho acompanhado a forma como novas tecnologias surgem no mercado e o impacto positivo que estas inovações trazem para as empresas. De acordo com um estudo realizado pela TNS Research, as organizações que decidem investir em tecnologia têm aumento na receita, apontando um crescimento de aproximadamente 60% a mais do que aquelas que descartam o investimento.

Por este motivo, venho hoje falar sobre KPI – Key Performance Indicator –, também conhecido como Indicador-chave de Desempenho. Esta é uma ferramenta que vem sendo bastante utilizada na gestão das empresas e como o próprio nome sugere, o indicador traz informações-chave para auxiliar nas estratégias da corporação.

O uso de KPIs permite uma otimização de tempo e investimento, sendo uma ferramenta de grande valia na composição de metas e melhorias para a empresa. Para que saibamos se um processo implementado na companhia está gerando bons resultados, não há nada melhor do que trabalhar com dados. Dessa forma, o Indicador de Desempenho possibilita que iniciativas e ações que estão sendo observadas na gestão de performance sejam avaliadas. Mas para que o KPI seja eficiente, é preciso que as características envolvidas no processo estejam alinhadas de forma correta. Portanto, além da análise das informações coletadas, as ferramentas utilizadas para arrecadar os dados e a equipe envolvida devem estar em consonância.

No entanto, consigo perceber que somente coletar dados não basta. Por isso sempre digo ao meu time que toda empresa deve ter indicadores de gestão, mas devem ser poucos e bons, além de primordialmente estarem alinhados com as estratégias da empresa. Deve haver relevância e significado em tudo, pois somente assim a empresa é capaz de identificar as principais lacunas na gestão e tomar decisões estruturadas a fim de melhorar efetivamente o desempenho.

Acredito que hoje as transportadoras brasileiras precisam ter seus indicadores disponíveis para todos os níveis da organização. Diversas áreas da empresa podem contar com o auxílio dessa ferramenta, como armazenagem, roteirização e operação. Na ABC Cargas por exemplo, utilizamos diariamente os KPIs para tomada de decisões e isso fez com que nossas metas fossem alcançadas e melhorias implementadas, além do fato de que os nossos melhores resultados vem por meio do acompanhamento dos indicadores. Porém, gostaria de concluir esta reflexão ressaltando que a tecnologia é apenas um meio, o que realmente faz a diferença são as análises e planos de ações efetivos para melhorar o desempenho operacional.


Danilo Guedes, Presidente do ABC Cargas

0 comentário
bottom of page